Cultura passa TV Brasil em número de longas nacionais

Folha

ALBERTO PEREIRA JR. (interino)

A Cultura destronou a TV Brasil do posto de rede  aberta que mais veicula filmes nacionais na televisão nos últimos cinco anos.

Segundo levantamento da Ancine (Agência Nacional do Cinema), em 2012, a rede estatal paulista programou 84 longas brasileiros, contra 79 do canal do governo federal.

A Globo está em terceiro lugar na lista, sendo responsável pela programação de 65 filmes produzidos no país.

Em 2011, a TV Brasil liderava o ranking com a transmissão de 80 títulos nacionais, seguida pela Globo, com 74, e pela Cultura, com 54.

No ano passado, as emissoras abertas transmitiram 225 filmes brasileiros, que foram levados ao ar por 291 vezes. O número representa 13,79% do tempo dedicado ao cinema nas TVs.

Os longas estrangeiros seguem mais presentes, com 1.819 exibições ou 86,21% do espaço destinado a esse tipo de produção nas emissoras.

Mesmo com menos títulos, a TV Brasil continua na liderança quanto ao número de horas de transmissão e de reprise de filmes do país, pelo quarto ano consecutivo.

Em 2012, dedicou 180 horas a essas produções, contra 160 horas da TV Cultura, 140 horas da Globo, 4 h e 45 m da Record e 3 h e 45 m da Band. SBT, RedeTV!, CNT e MTV não exibiram filmes nacionais no ano passado.

Mexe, mexe Desde 2008, quando o “Domingo Legal” marcou 13,8 pontos no ano, uma atração original do SBT não tem audiência tão alta como a de “Carrossel”. A novela tem média de 13 pontos no Ibope desde a estreia. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

Mexe, mexe 2 Para fazer frente à estreia de “Chiquititas” (SBT) e ao desfecho de “Carrossel”, a Record vai mexer em sua programação. O canal do bispo Edir Macedo esticará, a partir de hoje, a exibição do “Cidade Alerta”.

Paixão nacional A organização do Miss Bumbum Brasil negocia com a RedeTV!, para setembro, a exibição de um programa semanal dedicado ao concurso. No ano passado, o canal pago Multishow transmitiu a atração.

Culpa paterna Aos poucos,  “Amor à Vida” (Globo) tem mostrado o lado criminoso e autoritário de César (Antonio Fagundes), pai do vilão da trama, Félix (Mateus Solano).

Culpa paterna 2 No folhetim “Avenida Brasil”, da mesma emissora, os crimes da malvada Carminha (Adriana Esteves) foram atenuados após a revelação de que seu pai, Santiago (Juca de Oliveira), era mais perigoso.

Saúde A série “Atualidades”, do Discovery Channel, terá um episódio dedicado à epidemia do crack no Brasil. Vai ao ar no dia 20, às 21h40.

Especial Em agosto, o “Arquivo N” (GloboNews) estreia temporada a série “Reis do Pop”, com episódios dedicados a Madonna, Tina Turner e  Stevie Wonder.

 

Comentários

  1. Tenho até pena de quem assisti alguns filmes nacionais…. eu já desisti…. não dá… qq filme b americano é melhor que esses filmecos.

  2. Why did you come to ? lolitas bbs fashion links I loved it. Pity I have no daughter to teach. But MY tits are like those of the girl. See the difference between these wonderful big boobs, lovely to touch and to look at, and the synthetic blown-up silicon balloons of the mum. Sorry, but I find them horrible

Comments are closed.