Mesmo com manifestações e Copa, TV aberta perde público em junho

Keila Jimenez

Junho chegou ao fim e mesmo com Copa das Confederações e a cobertura quente das manifestações pelo país, a audiência na TV aberta não foi das melhores.

A Globo encerrou o mês com média diária (das 7h à meia-noite) de 14,7 pontos, ante 16,1 pontos de junho de 2012. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.

A média diária da Record também caiu. A rede alcançou seis pontos em junho, ante 6,2 pontos de junho de 2012. O SBT marcou 5,4 pontos no mês passado, ante 6,2 de junho do ano anterior. A Band foi a única que cresceu um pouquinho: passou de 2,7 pontos (2012) para média diária de 2,8 pontos.

Em relação ao ano anterior, Record e SBT perderam público na faixa da manhã (das 7h ao meio-dia) e da tarde (do meio-dia às 18h).

Na Globo, a perda de audiência veio na faixa nobre. A rede caiu de 27,3 pontos para 23,5 pontos das 18h à meia-noite, uma perda de 14% de público do horário.

Comentários

  1. Se a globo perdeu no horario nobre, quem pegou esses pontos Folha? E o povo esta cansado como podemos ver nas manifestações… chega de programas ruins, o povo chega cansado do trabalho e vai assistir esses programinhas de fundo de quintal…

  2. O que precisa eliminar são as novelas. Ela são alienantes. Nas novelas ninguém trabalha, estuda ou lê. É só vilania, traição, sexo promíscuo, brigas. Conteúdo zero.

  3. Muito cansativa essa mesmice de novelas e jornalismo engessado.O público migrou para tv fechada e a maior parte para a internet.Essa é um tendência,que me parece será constante.

  4. Os grandes diretores, produtores e roteiristas se aposentaram, morreram ou foram jubilados; em 20 anos, a TV perdeu espaço para a mediocridade. A TV tem hoje concorrentes de peso: os games, os passeios no shopping no horário nobre, o DVD, a internet, a TV a cabo e o povo na rua se manifestando com altíssima qualidade. A mulherada não fica mais em casa esperando a hora da novela. Mulher hoje estuda, vais ora escola, pra faculdade. Excluir a faixa infantil da TV para ocupá-la com programas adultos é a solução? Ressuscitar palhaços dos anos 70 para apresentarem desenhos dos anos 80 é a solução? Cadê a garotada nova criando conteúdos que justifique o privilégio de trabalharem em emissoras que lhes pagam bem? O mundo atravessa período crítico de mudança, e a TV faz passa parte dessa mudança. Será que os pesquisadores não percebem isso? TV é pesquisa. TV é dinheiro no bolso, lucro é audiência e, audiência é pesquisa. Alguém não anda fazendo direito o dever de casa na cúpula das emissoras.

    1. hoje as pesquisas que as emissoras usam resumem-se a 1 instituto apenas que cobra fortunas por seu trabalho e que monopoliza o mercado, comprando ou anulando com táticas retrógradas de defesa de mercado seus concorrentes. Parte do problema está aí, pelo menos com relação às pesquisas que as cupulas usam ou deveriam usar.

  5. O conteúdo da TV tem que melhorar. Existem critérios para os pais educarem os seus filhos. Não queremos que a TV eduque erroneamente por nós.

  6. Só não percebe quem não quer, a internet tomou e vai continuar tomando muito publico da tv !

  7. A falta de respeito com o público é que leva a uma diminuição da audiência. Programação ruim, horários que não são respeitados ou sequer divulgados pelas emissoras, levam o público para outros meios.

  8. Realmente, a programação da Rede Globo, no horário nobre, precisa de um upgrade com urgência. As novelas são enfadonhas, repetitivas e os programas de humor durante a semana e no sábado são ridículos, ultrapassados. O Jornal Nacional e regido por conveniências e, portanto, peca porque deixa de abordar alguns aspectos e fatos relevantes a vida nacional. Acredito que a emissora subestima o potencial intelectual dos seus telespectadores acretitando tratar de portadores de idiotia ou retardo mental. Ademais, os excessivos programas esportivos durante a semana, máxime aqueles relacionados ao futebol, revelam um fanatismo doentio e cada vez mais contribuem para a alienação do povo brasileiro, fazendo-os acreditar que o Brasil e o pais do futebol, como se os títulos futebolisticos conquistados fossem capazes de influenciar positivamente na elevacao dos indices de IDH.O Brasil precisa ser campeão em educação, inovação e desenvolvimento cientifico e tecnologico e não em mediocridade, tampouco futilidades. Sou um dos que tem migrado para a TV fechada, como consequência dessa decadência na qualidade da programação.

  9. o jornalista Jornalista Washington Araujo fez um apanhado perfeito do que está acontecendo. As emissoras de TV não podem fazer muita coisa. Apareceu novos concorrentes, como os games, os shoppings, a internet, Tv a cabo, filmes comprados on demand e uma nova juventude que vai a luta. Vão estudar á noite.
    Algumas Tv abertas ficaram no imaginário público que seus programas são tão ruins que mesmo que melhorem seu programas ninguém quer ver, pois não acreditam que vão melhorar a sua qualidade.

  10. BOM, A TV a gente sabe como funcionado, agora me diga que compra jornal nesse pais, quem sustenta a folha? Quem? quem sabe não responde porque?

  11. Também pudera, Faustão/Eliana/Marcelo Resende/Rodrigo Faro/Sonia Abrão/João Cléber/Neto/Evangélicos/Gugu que já se foi mas logo volta/ Fantástico ( que de fantástico não tem nada), esperar o que???????

  12. Bem, já vemos o fim da era do radio, agora estamos vendo fim do jornal impresso, e logo mas vamos ver o fim da tv eberta, enquanto outros meios de comunicação ficaram mas acessivo e de um preço bem mas em conta os outros meios comunicação como a tv aberta não perceberam o avanço de uma comunicação rapida e barata como a internet a noticia hoje tem que ser em tempo real não da pra esperar as 20,30 o jornal nacional dar a noticia atrasada e muitas vezes não veridica literalmente manipulada.

  13. Faz tempo que perdi o gosto de assistir tv.
    Odeio novelas, big brothers, noticiarios engessados. Depois de assistir tv a cabo, não dá vontade de assistir tv aberta. Aliás, tv a cabo E INTERNET.

  14. Pingback: kLQHCdGQ
  15. Pingback: Iphone 5 Unlocked

Comments are closed.