Clientes rejeitam pesquisa de TV maior e mais cara

Folha

Os clientes do Ibope não aceitaram a recente proposta do instituto de aumentar a amostragem de medição de audiência em TV. O motivo: o alto custo do serviço.

Conforme a Folha antecipou, o Ibope apresentou em maio às emissoras e agências de publicidade um projeto que visa reduzir a margem de erro dos dados das pesquisas de TV, com o aumento das amostragens.

O Ibope afere audiência de TV, atualmente, em 4.500 domicílios no país, e fatura cerca de R$ 90 milhões por ano com pesquisas de televisão.

Uma das propostas do instituto previa a amostragem para cerca de 7.900 domicílios, com um custo adicional de R$ 26 milhões, a ser dividido pelos clientes.

Segundo representantes de emissoras, a proposta de aumentar a amostragem da audiência é uma reivindicação antiga dos clientes do Ibope, que ganhou força com a notícia da chegada do instituto alemão GfK ao Brasil. O futuro concorrente pretende entrar no mercado com uma amostragem de 8.000 domicílios e um orçamento preliminar de R$ 50 milhões por ano.

Os mesmos representantes dizem que o Ibope está pedindo muito dinheiro para implementar e melhorar a medição de audiência em TV. O Ibope informa que o aumento da amostragem foi postergado a pedido dos clientes.

Passado
No ar na “Dança dos Famosos”, do “Domingão do Faustão” (Globo), Carol Castro vai entrar em “Amor à Vida”, novela das 21h. Ela viverá a ex-mulher do médico Michel (Caio Castro).

Local
O “Domingão do Faustão”, que é gravado uma vez por mês em São Paulo, vai passar junho inteiro no Rio. Alguns falam em medo dos protestos , mas a Globo diz que é para melhor acomodar a agenda da “Dança dos Famosos”.

Comercial
Duas das quatro cotas de patrocínio de “A Fazenda”, que estreia no dia 23, já foram vendidas. O valor de tabela (sem descontos) de cada cota é R$ 62,4 milhões.

Poltrona
A partir de julho, o Telecine Action mudará a sua sessão de estreias para as sextas-feiras, às 22h.

Cadeiras
A Globo segue modificando seu quadro de diretores e afastando os mais antigos. Nesse time está Ary Nogueira, diretor de desenvolvimento artístico do canal, que está se desligando do cargo e entrando em período sabático. A vaga será assumida em julho por Monica Albuquerque.

Cadeiras 2
Já o diretor-executivo de jornalismo, Luiz Claudio Latgé, vai reforçar a equipe de comunicação da emissora, como diretor-adjunto. A vaga de Latgé no jornalismo ainda não tem dono.

Cadeiras 3
Há mais dois nomes na lista dos diretores com mais de 25 anos de Globo que podem deixar a emissora em breve.

Humor
A série “Os Normais” estreia no dia 6 de julho na Globo de Portugal.

Comentários

  1. Já viu como funciona o ibope? É uma caixinha preta que fica em cima da TV de famílias “selecionadas”. Quando a pessoa muda de canal, ela tem que mudar também o canal no aparelhinho. Coisa do seculo XIX!
    Qualquer um sabe que quando a pessoa sabe estar sendo medida, o comportamento muda. É o chamado efeito do observador.
    Então, os dados são fajutos.
    É um dos mistérios da natureza o fato dos clientes do ibope pagarem essa quantia para uma pesquisa que sabidamente não tem valor. Sem contar as possibilidades de fraude.
    Por esse preço, então? Enfim… coisas de monopólio, coisas de Brasil.
    Ainda bem que vem concorrência aí, para desinfectar o ambiente.

    1. O resultado tem valor sim. Aliás, é crucial para os anunciantes saberem onde e em que horário irão aplicar seu dinheiro.
      E esse negocio de a pessoa saber q está sendo observada, só acontece no inicio, depois acostuma e passa a usar normalmente. Ou voce não sabe q somos rastreados em todos os sites q visitamos? E mesmo assim agimos naturalmente. Veja: cookies

  2. Não é a primeira vez que um instituto tenta entrar nesse mercado. As emissoras de TV insatisfeitas com seus indicadores de audiência sempre reclamam e ficam em busca de outra fonte de mercado, mas quando aparece não querem bancar os custos. Tomara q essa vingue

  3. É só medir isso em assinantes de TV A CABO. É totalmente possível, e barato implantar um software como parte do aparelho receptor que envia um retorno a central da TV A CABO informando qual o canal esse aparelho está sintonizando, em tempo real. Basta um pouco de vontade. AHHH, esqueci.. assim o IBOPE não vai ter o que fazer né! Pois as emissoras terão a informação em tempo real.. E tem mais, aí vai aparecer a verdade, que em muitos horários os canais pagos tem mais audiência que os “abertos”. HAHAHAHHA… A TV não me vende nada faz anos.

  4. eu não acredito em nada dessas pesquisas de audiencia de TV do Ibope.
    Isso parece ser um caso tipico de manipulação de resultados para agradar a A,B ou C . Mas se p.ex. eu preferir sintonizar os programas da TV Brasil, certamente as grandes não vão gostar e daí como é que fica?
    Pra mim esses esquema de ibope ou qualquer outro não tem credibilidade. Parece tudo feito no esquema do chute.

  5. Isso é Brasil! Uma empresa, somente, medindo o IBOPE da TV, “faça 1000 favor!” Onde há monopólio, não transparência, não tem como haver credibilidade, não há investimento p/ um melhor nível de serviço, a competência não pode ser medida, enfim coisas de Brasil!(Pais altamente corrupto, aliado aos monopólios. Em sã consciência, tem alguma possibilidade de o IBOPE ser digno de confiança? Tirem suas próprias conclusões.) Sem mais

Comments are closed.