“CQC” é investigado por fazer piada de português

Folha

O “CQC” da Band é alvo de um inquérito policial por fazer piadas de português. Isso mesmo. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) de São Paulo está investigando a denúncia de que o programa teria ofendido a honra da comunidade portuguesa com piadas e comentários racistas e intolerantes.
A queixa foi feita pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, que diz ter recebido muitas reclamações de portugueses que vivem no Brasil e em Portugal com relação as piadas do “CQC” em 2012, durante a Eurocopa, campeonato de futebol.

Na ocasião, Ronald Rios, integrante do programa, realizou cobertura na Europa dos jogos da Eurocopa, e fez uma série de piadas falando sobre portugueses, entre elas, as clássicas que brincam com a inteligência dos colonizadores do Brasil. A entidade diz que os portugueses foram ofendidos.

“O Ronald falou coisas como: ‘A mulher portuguesa é bigoduda”, conta Marcelo Tas, líder do “CQC”. “Não acreditei que seríamos processados por piada de 1.500”, conta Tas.

“Estamos entrando em uma fase surrealista com relação a liberdade de expressão, está na hora do país debater isso. Só espero que isso não deságue em censura.”

Descanso Marília Gabriela, que está de férias, apresentou um novo projeto de programa ao SBT. O formato da atração é mantido em sigilo.

Alvo Sônia Braga continua nos planos da Globo, desta vez, para a nova novela de Manoel Carlos. A trama, que será a sucessora de “Amor à Vida” na faixa das 21h, terá gravações em Nova York e pode contar com a presença de atriz. A direção da novela será de Jayme Monjardim.

Alvo 2 Sônia foi convidada por Glória Perez para “Salve Jorge”, mas não se acertou financeiramente com a Globo para entrar na novela.

Estica Tem gente esperando na Globo para ver o tamanho do capítulo de estreia de “Amor à Vida”, nova novela das 21h, que entra no ar hoje.

Estica 2 O capítulo de estreia ficou com 100 minutos, o dobro do tamanho convencional, e o diretor da novela, Wolf Maya, queria colocá-lo no ar na íntegra. A Globo diz que capítulo terá a duração necessária para contar a história.

Espera O GNT alterou para o dia 7 de outubro a estreia da segunda temporada de “Sessão de Terapia”.

Espera 2 O elenco da nova temporada está sendo escalado. Apesar do interesse do diretor Selton Mello em ter Moacyr Franco na série, a participação dele não foi fechada.

Bancada A TV Cultura deve ganhar um noticiário na hora almoço. Esse é um dos planos de Marcos Mendonça, novo presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora.

Comentários

  1. Piadas com gordos ai pode? com loiras? com anões? Tem que barrar tudo, nada de piada, se quiser fazer graça que se auto-ridicularize.

    1. Você deve ter sofrido muito bullying na sua vida né? Libera tudo, tudo na televisão ta sem graça, não pode fazer piada de nada.

      1. Tem que liberar todos os tipos de piadas possíveis… Caso contrário que vetem todas, todas piadas tem um alvo para poderem ser engraçadas, seja de português, gordo, loira ou tantos outros que ouvimos diariamente…

    2. Eu moro em Portugal e eles fazem piadas de extremo mau gosto com os brasileiros, com muito preconceito e racismo. Antes de um português reclamar das piadas de que são vítimas, deveriam fazer uma autocrítica.

      1. Não é pq eles fazem que nós faremos tbm, né? Eu, hein, parece vingancinha. Se fosse por isso, não poderíamos “zoar” argentinos, pq eles estão andando pra gente (ainda bem).

        1. Não disse que podíamos fazer piadas porque eles as fazem, mas sim que eles deveriam fazer uma autocrítica antes de entrar com quixas formais contra um programa de televisão.
          Em Portugal é muito comum eles criticarem tudo e todos e se esquecerem de olhar um pouco para dentro e ver como as coisas são lá, que há muito que melhorar antes de reclamar dos outros.

      2. Sou português e tiro sarro de colonia nao vejo nada demais e como tiro sarro dos brasileiros e dos políticos e tudo que possa pensar……querem calar a boca num país aonde a imoralidade la em Brasilia é uma das piores do mundo..

        1. Sou brasileiro e vivo em Portugal e acho que você está com toda a razão.
          Temos é que zoar os políticos de lá e de cá, já que são farinha do mesmo saco.

    3. Por favor retiren-se do nosso pois nós nos sentimos ofendidos por mais de 500 anos todos sabem que não nos damos isso não é novidade pra ninguém

    4. Essa foi a maior piada do ano!!! Agora o CQC deveria processar a comunidade portuguesa por não deixar eles trabalharem. E assim vai: um processo ou outro que processo o outro…Tá sobrando tempo e faltando ações. Como dizia meu tio(marciano): quem tem tempo, caga longe.

    1. KKKKKKKKKKKKKKK verdade… acho que nao entenderam a piada…..
      virem aqui e deixarem esse povinho ridículo que temos aqui, comerem as índias, roubarem o que tínhamos e entregarem aos ingleses, isso tudo bem?
      agora dizer a verdade que as mulheres sao bigodudas e que o povo é burro e atrasado isso nao pode? aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa me poupe… que chatice ta virando esse mundo……….

      1. Tu não sabes o que dizes ó farizeu.
        Este povinho é mesmo a tua familia que nada de bom te pode dar.
        Se balbucias umas poucas palavras, é na lingua portuguesa.
        Tentas então falar o tupi guarani e boa sorte, muar.

        1. Engraçado é a sub-raça portuguesa ficar ofendida com qualquer comentário que parta do Brasil. Além de um povinho sem escrúpulos e bandido que roubou o Brasil durante anos, só há mulher feia e bigoduda naquele país de m… chamado portugal. Povo covarde, desde a época do império, onde o reizinho de araque deles abandonou o próprio país, fugindo das tropas de Napoleão e vindo se instalar no Brasil. Deveríamos tê-los expulsado do Brasil e não os holandeses, quando colônia. Ganharíamos bem mais e não teríamos a herança suja desta raça imunda chamada portuguesa.

          1. Concordo plenamente com vc, e é a grande verdade, aquele reizinho vagabundo FUGIU de Napoleão. De fato, deveriamos ter expulsado estes lusitanos e deixado aqui os holandeses.

        2. A não agora o sr Zenóbio quer defender que Portugal é uma potência??? Engraçado, paises colonizados por ingleses cresceram tanto ou mais que seus colonizadores, ja Brasil, Angola, Moçambique e outros se tornaram maravilhas??? Super desenvolvidos, sem violência, é o lugar dos sonhos para criar os filhos. Portugal então é uma gigantesca potência na Europa??? Só é alguma coisa pois até alguns anos atrás era bancada pelos verdadeiramente grandes ( Alemanha, Inglaterra e França ), agora que a teta secou, estão amargando um crise sem precedentes.
          E vc ainda acha que que o Tato não sabe o que fala???
          Até a lingua de vocês hoje esta se adaptando a forma dos brasileiros falarem, todos os catedráticos de letras pelo mundo ADORAM o português brasileiro e ODEIAM o português de portugal. Aqui a ligua evoluiu, lá é feia e arcaica.
          Acorda patricio, vcs são tão ou mais subdesenvolvidos do que nós, roubaram muita riqueza, nos deixaram na M…. e também ficaram na M….

  2. Tem que proibir mesmo piadas envolvendo povos e raças. Antes o negro era alvo de várias piadas no Brasil. A militância negra e a possibilidade de prisão pra seus autores pararam com isso. Está na hora de parar de ofender portugueses, japoneses etc e, principalmente, nordestinos que são ofendidos rotineiramente em São Paulo. Toda forma de discriminação, mesmo fantasiada de piada, é condenável.

    1. Tem que parar de fazer piada com qualquer diferença, considerando o portador desta um igual. Fazê-la é, invariavelmente, excludente. Tem gente que usa os clichês de “proibir liberdade de expressão” e “era do politicamente correto”, mas não tem cabimento. Estamos em outros tempos. Se não gosta, pega uma máquina do tempo e volta pra uma época onde o tipo de piada que gosta era “permitido”.
      Os humoristas que se reinventem. As tais piadas não têm mais graça. Diminuir argentinos, hj, possui tom facista. Aludir ao rival, em estádio de futebol, a qualquer característica ou ato homossexual, é ofensa aos que são homossexuais, pois referem-se às coisas deles como algo ruim. E tem gente que bate o pé, acha que o problema é os outros, mas não enfia na cabeça a mudança. Quando essas ações forem mais difundidas (em outra geração, talvez), o contrangimento se fará quando alguém quiser ser “engraçadinho”. O futuro dessas piadas é o túmulo e, quem quiser continuá-las, será considerado arcaico e preconceituoso.

  3. É verdade que é preciso achar o meio termo entre praticar jornalismo de entretenimento e excessos de alguns em nome da dita cuja “liberdade de expressão” que muitos entendem como direito a falar o que quiser de quem quiser. Liberdade de expressão com respeito às pessoas. Será que dá pra ser??

  4. Essa é a imprensa brasileira, de um modo geral. O chamado 4º. poder. Formadores de opinião?? ou Formadores de interesses?? A imprensa pode “endeusar ” ou ” demonizar ” qualquer pessoa, quantas notícias das “sacanagens” dos governos federal, estaduais ou municipais são OMITIDAS por interesse?? Por medo de perderem a gorda verba de propaganda as empresas estatais ?? Então não falem em IMPRENSA LIVRE, as empresas que se dizem jornalisticas são tendenciosas, nunca foram autênticas, sejam elas de que tendências sejam. São somente braços políticos para deixarem os cidadãos se distrairem com o circo sem pensarem no pão. Está na hora dos jornalistas sérios e imparciais se manifestarem. BASTA DE JOGUINHOS DE CENA !!!

  5. Era só o que faltava, censurar o humor. Não estamos falando de crítica e sim de cómedia. Se esse comentario fosse feito no Jornal Nacional, esse processo poderia ser justo. Fazer esse tipo de ação contra um comediante, seria a mesma coisa que processar um contador por fazer uma conta matemática

  6. Esse tipo de piada é parte da história entre os dois países. Lá como cá, também fazem a mesma coisa.

  7. Isto é uma grande hipocrisisa. Hoje em dia tudo é “não me toque”. Estamos criando uma geração de robôs tolos e vazios. Energia desprendida em besteiras, ao invés de lutar pelo que realmente interessa.
    No caso da piada, assisti um dia destes um programa humorístico na ATP e existia uma atriz/personagem brasileira, adivinha: Era a mulher fogosa, quente e dada.

  8. E a roubalheira que estamos vendo para a copa e olimpiadas ?? Isso pode ? E os super-salários de deputados, senadores e motoristas ? E as pessoas morrendo na fila do SUS ? E a educaçao indo para o fundo do poço ? Hipocresia !!!

  9. Humor é simplesmente humor, se os programas humorísticos ficarem, cortando tudo e qualquer coisa que possa vir a ofender alguém, sobrarão apenas as telenovelas e programas jornalísticos, ou seja, caminhamos rumo a mesmicie, chatice e hipocrisia em nome da ética no humor… Que piada chata!!! ah, pode colocar até no horário pobre, desculpe nobre.

  10. Teoricamente tudo o que está sendo feito é porque o povo quer assim…. os políticos são escolhidos pelo povo e tudo o que eles fazem é para atender os anseios dos cidadãos…. não reclame de nada, nem de copa, nem de olimpiada, nem de estatuto do menor. Tudo que está ai é porque vc escolheu e quer assim.

  11. Acho ridículas essas piadas sobre os portugueses. E é desinformado que acredita que lá fazem o mesmo com os brasileiros na mesma intensidade. Nos acharmos superiores a eles é ignorar a realidade. Com crise e tudo, os portugueses tem nível de vida imensamente superior a dos brasileiros. Lá não se vê mendigos e crianças nas ruas, ninguém que ganhe R$ 70,00 reais por mês é se considere da classe média, as cidades tem infra estrutura, são limpas, e os políticos na média são infinitamente mais honestos que esse bando que se instalou no congresso e no planalto. Ah, lá também não tem PT!

  12. Pelo amor de Deus … é o fim do Mundo !!! Isto deve estar acontecendo porque as escolas , os hospitais , a segurança pública , os impostos , os nossos politicos, são todos exemplares. Sinceramente, são muitos os direitos para os poucos deveres.

  13. Essa associação deveria ir a Portugal então pedir retratação pelas piadas que os portugueses fazem dos brasileiros…brasileiro é chamado de macaco pra baixo…

  14. Um portuga amigo meu estava indignado. Ele conversava comigo na garagem do prédio, que moramos sobre o assunto. Aproveitei e pedi que ele verificasse se a luz de seta do meu carro estava funcionando. Ele se posicionou atrás do carro, eu liguei a seta e ele confirmou, o que eu previa !
    – está…..não está….está…não está…..

  15. Os portugueses nem precisam de fato se incomodarem. Este programeco não passa de 3 pontos no ibope… até o Chaves é mais engraçado.

  16. A MAIOR PIADA É ESSA INVESTIGAÇÃO. JA PENSOU SE FOREM AUTUAR TODOS OS BRASILEIROS QUE FAZEM PIADAS SOBRE PORTUGUES?? FAZ FICAR IGUAL NO CONGRESSO SE GRITAREM PEGA LADRÃO. NÃO FICA UM!!!!

  17. PQP!!!!
    Como está ficando chato, hein!
    Quanto não me toque!!!
    Até ontem esse bando de hipócrita riam desse tipo de piada… agora são cheios de mi, mi, mi…
    Que tal começar a investigar como gente grande esse bando de políticos ladrões?
    Que tal começar a investigar a grana preta (ops…negra… ops…apenas a agrana) que esta sendo jogada fora na construção de estádios para Copa do Mundo em Estados onde nem campeonato tem?
    Que tal aproveitar e investigar, também, a grana (dessa vez eu disse só grana) que esta sendo jogada fora na construção de estádios para Copa do Mundo nos demais Estado?
    Que tal investigar um monte (mas um monte mesmo!) de corrupção e problemas REAIS?
    Esse país precisa é de EDUCAÇÃO, EMPREGO, SAÚDE e não mi, mi, mi… Vão procurar o que fazer.

  18. Ué? Quanto o CQC foi no Clube Militar no RJ, disfarçados é claro, abriram a matéria com uma chamada tendenciosa, afirmando que o Gov. Militar foi um período negro de ditatura e censura. Agora, com a liberdade que conseguiram estão reclamando de censura das piadas? O problema não são as piadas, mas as incongruências editoriais!

    1. Não entendi onde estaria a incoerência em ser vítima de censura e ao mesmo tempo reclamar dela. Aliás, uma coisa me parece ser consequência lógica da outra… dá para explicar melhor seu raciocínio?

  19. Pelo amor de Deus !Humorista no Brasil vai ser um “raça” em extinção, não se pode fazer piada de mais nada que já querem processar, falta do que fazer ! agora tudo é proibido…vão fiscalizar as obras super faturadas da Copa e deixem de fiscalizar quem faz humor !!!

  20. Vivemos um período tosco, pq não se pode fazer “piada” com nada que é preconceituoso. Enquanto desviam o foco para isso, a corrupção toma conta do país, os menores cada dia fazem mais atrocidades e vamos nos atentando áquilo que não merece o mínimo de atenção e deixando que nossos representantes não nos representem.

  21. CQC falando em liberdade de expressão e sendo processados por piadas?? Pode isso Marcelo Tas??? É bom estar do outro lado…

  22. O cidadão tava andando na rua e chegou um cara gritando e sacudindo ele: – Sua mulher tá passando mal lá no Brasil! E o cidadão continuou andando e chegou outro: Sua mulher ta quase morrendo lá no Brasil, vai pra lá! Aí o cidadão andou mais um pouco e pulou no mar e falou: – Peraí! Não não sou casado e nem sei nadar…
    (Assim é uma piada politicamente correta?)

  23. Esses gajos do CQC são mesmo uns inuteis.
    Mas o pior é que ainda há quem os pague para isso.
    A hora que levarem um murraço no focinho, vão se queixar ao papa.
    Que falta faz a ditadura militar…não haveria espeço para esses ridículos imbecis que povoam as emissoras de tv.

  24. Meeeuuu Deuuss! como esse mundo tá chato e hipócrita! piada não pode mais mas corrupção não é piada com nosso dinheiro? ah! sim! entendi: corrupção pode porque existem milhões de coniventes! ISSO é piada e de muito mau gosto!

  25. Esses caras são uns idiotas querem aparecer fazendo piadinhas para as pessoas que para aqui vem para trabalhar.Portugueses, Espanhóis , Italianos ,Japoneses , Nordestinos ,gordos , carecas etc.Não assistam mais esse programa ET não são todos idiotas tem gente muito competente e torcedor da Lusa

  26. Piada de GORDO pode?
    Piada de LOIRA pode?
    Piada de ANÃO pode?
    Piada de BEBADO pode?
    Logo logo a associação protetora dos animais vai processar o CQC por fazer piada com o PAPAGAIO……
    Fala sério…..

    1. Na verdade o tema mais arriscado hoje é PIADA DE GAY. Pode dar processo (homofobia), e muito provavelmente você terá até dificuldades de conseguir advogado. A comunidade do arco-iris se amplia e se organiza numa velocidade estonteante, e cada vez menos tem gente disposta a enfrentar esse privilegiado, próspero e organizado segmento. É tanta gente saindo do armário que os mesmos deverão ser produzidos em porta em breve. Não demora e teremos algum projeto aprovado contemplando quotas sociais para os homossexuais. O que preocupa mesmo, é aprovarem alguma lei que nos obrigue à adesão. Não é PIADA!

  27. Por um lado eu entendo que existem muitas coisas de mal gosto na tv e em todo o lugar..
    Mais será que a comunidade portuguesa não tem mais nada para se preocupar do que de piadas de mal gosto de um programa que para muitos é de mal gosto?

Comments are closed.