“CQC” é investigado por fazer piada de português

Folha

O “CQC” da Band é alvo de um inquérito policial por fazer piadas de português. Isso mesmo. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) de São Paulo está investigando a denúncia de que o programa teria ofendido a honra da comunidade portuguesa com piadas e comentários racistas e intolerantes.
A queixa foi feita pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, que diz ter recebido muitas reclamações de portugueses que vivem no Brasil e em Portugal com relação as piadas do “CQC” em 2012, durante a Eurocopa, campeonato de futebol.

Na ocasião, Ronald Rios, integrante do programa, realizou cobertura na Europa dos jogos da Eurocopa, e fez uma série de piadas falando sobre portugueses, entre elas, as clássicas que brincam com a inteligência dos colonizadores do Brasil. A entidade diz que os portugueses foram ofendidos.

“O Ronald falou coisas como: ‘A mulher portuguesa é bigoduda”, conta Marcelo Tas, líder do “CQC”. “Não acreditei que seríamos processados por piada de 1.500”, conta Tas.

“Estamos entrando em uma fase surrealista com relação a liberdade de expressão, está na hora do país debater isso. Só espero que isso não deságue em censura.”

Descanso Marília Gabriela, que está de férias, apresentou um novo projeto de programa ao SBT. O formato da atração é mantido em sigilo.

Alvo Sônia Braga continua nos planos da Globo, desta vez, para a nova novela de Manoel Carlos. A trama, que será a sucessora de “Amor à Vida” na faixa das 21h, terá gravações em Nova York e pode contar com a presença de atriz. A direção da novela será de Jayme Monjardim.

Alvo 2 Sônia foi convidada por Glória Perez para “Salve Jorge”, mas não se acertou financeiramente com a Globo para entrar na novela.

Estica Tem gente esperando na Globo para ver o tamanho do capítulo de estreia de “Amor à Vida”, nova novela das 21h, que entra no ar hoje.

Estica 2 O capítulo de estreia ficou com 100 minutos, o dobro do tamanho convencional, e o diretor da novela, Wolf Maya, queria colocá-lo no ar na íntegra. A Globo diz que capítulo terá a duração necessária para contar a história.

Espera O GNT alterou para o dia 7 de outubro a estreia da segunda temporada de “Sessão de Terapia”.

Espera 2 O elenco da nova temporada está sendo escalado. Apesar do interesse do diretor Selton Mello em ter Moacyr Franco na série, a participação dele não foi fechada.

Bancada A TV Cultura deve ganhar um noticiário na hora almoço. Esse é um dos planos de Marcos Mendonça, novo presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora.

Comentários

  1. Fazendo uma analogia com o urim e tumim da bíblia, que pressupõe uma conexão espiritual, com a internet, que é uma conexão virtual, o primeiro é onisciente, mostra tudo do céu e do inferno, nada nele pode ser censurado mas ai de quem pergunta o que não deve pois corre o risco de ser consumido pelo fogo que sai dele onde o que é cesurado não é o conteúdo mas o usuário, algo bem diferente da internet onde se pressupõe a censura do conteúdo como se isso fosse possível como não foi possível proibir fitas cassetes analógicas piratas onde a burocracia se viu impotente para faze-lo por razões técnicas e por razões técnicas a saída para tamanha liberdade digital esta passando pela falácia da ‘burocracia digital’ chamada de plug-ins que só serve para ocupar espaço no disco rígido e que caminha para a implantação de um chip no dorso da mão do usuário para que seja possível uma avaliação (será o tal 666) personalizada do mesmo e se ele é ou não digno de saber o que pretende, no caso que piadas de português o Marcelo Tas contou?
    Conta pra gente vai!

    1. Caramba… não entendi nada! Engraçado falam em liberdade de expressão mas o TAS e toda midia critica qdo falam dos gays… é homofobia! Dos portugas pode? E o TAS? Divulga o NÃO FOI ACIDENTE e ao mesmo tempo faz propaganda (é o garoto propaganda) de cerveja…

    1. Sou descendentes de Portugueses e morro de rir quando fazem piadas dos Brasileiros em Portugal e de Portugueses no Brasil ( são as mesmas, só muda o sotaque e a nacionalidade ) . ô Pá que gente chata !!!!
      Daqui a pouco não vamos mais poder contar piada de idosos, judeus, negros, pobres, brasileiros, japoneses … , ái que tristeza !!!

  2. Certíssimo.Tem que processar mesmo,pois se fosse um português fazendo piadas com negros ou judeus seria processado também,esses repórteres são muito abusados e perdem a noção da realidade e o respeito,só porque tem um pouco de audiência não quer dizer que o programa tenha qualidades,pelo contrário.

  3. Certíssimos. Concordo com o Carlos Junior. O CQC esta passando do limite, a saída dos melhores comediantes, levou a perda do rumo. Hoje, sua bandeira é atacar quem tem posição diferente do Tas, os parlamentares e religião . Falar em religião falta coragem a eles para fazer piadas com OS MULCUMANOS.é COVARDIA ?

  4. Quando foi com o Rafinha a bancada inteira do CQC lavou as mãos. Fala que o Ronald agiu sozinho também.

  5. Senhores, soh que nao foi para Portugal para saber como as mulheres portuguesas sao bigodudas. Meu deus, como tem mulher feia por la!
    Acho (portanto em caracter pessoal) que a espanha ficou com todas as bonitas.
    De qualquer modo, essa eh a minha opiniao 😉

    1. Caro Afonso, não concordo com o que estão fazendo com os reporteres, pois se fosse assim há 1500 anos deveríamos ja ter processos judiciais contra os contadores de anedotas contra portugueses.
      Agora, o seu comentariozinho é um dos mais ridículos que já ví: O que é uma pessoa feia pra você? É o externo? A carne? Por acaso a carne é diferente? tem mais valor a mais bonita aos seus olhos mateiralistas?
      Saiba que a mesma cara das “bonitas ou Feias” apodrecerá da mesma forma depoixo da terra.
      Sei que é tua opnião, e me envergonharia se eu tivesse a mesma…

  6. Utilizar as ferramentas de mídia para ganhar audiência as custas de difamar um grupo ou pessoa, por si só não é correto. Agora, não me imaginaria ser motivo de chacota por ser brasileiro em outro pais e sofrer constantes piadas negativas.

    1. os brasileiros são sempre alvos não só de chacotas , mas somo taxados como bandidos fora do brasil, então você assim como eu somos alvos sim , leia algumas reportagem de brasileiros na Europa ,

      1. O problema é que lá, as “piadas”( Bolsa Família, Bolsa Seca, Marolinhas …. ) sobre nós são levadas à sério !!!

  7. Uma socieade sem piadas é uma sociedade sem graça, se ficar sem graça é desgraçada, sendo assim, que graça será viver num país vigiado por grupelhos?
    Essa Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância ta ficnado muito “intolerante”, que tal processarmos a delegacia?

  8. Fazem piadas com a suposta burrice dos portugueses mas o que se pode pensar de um povo que roubou ouro, pedras, madeira em larga escala, usando mão de obra gratuita vinda de escravos, e continua sendo um dos mais pobres da Europa? Que são inteligentes? A piada acaba servindo de vingança por termos sido colonizados, digo pilhados, por um povéco como este e por conta disso estarmos condenados ao eterno atraso.

    1. EXATO, mas não pode mostrar como seus antepassados (dos portugueses) eram BURROS. Agora vá lá em Portugal e veja como brasileiro é tratado. Deveria colocar esse “delegado” em um avião e deixá-lo 3 meses lá. O delegado não tem mais o que fazer além de investigar piada?? ISSO É UMA PIADA!!!

    2. Criticar o fato de eles terem tirado o ouro e outras riquezas brasileiras até concordo, mas chama-los de poveco é demais pra minha cabeça, Sergio Pecho! Respeito é bom e mantem os dentes, seu palhaço!

  9. Na verdade, o que está em jogo é a liberdade de expressão; digo com todas as letras que vivemos num País em que se pensa que mudar a linguagem mudará a realidade; pensem bem: quando o Brasil estava na merda (sorry), os dentistas brasileiros eram expulsos de lá; agora, estão importando médicos portugueses SEM validação de diploma; afinal, me respondam: O BRASIL FICOU MESMO INDEPENDENTE EM 07/09/1822?????

  10. Os Portugas estão reclamando do que? Piada e piada, os Portugueses falam dos Brasileiros, mais são o maior parasita da Europa, tem mais português fora de Portugal parasitando nos países europeus que em Portugal… E ainda querem pagar de bom moço? Me ajuda…

      1. vc deve muito bem daber o que significa ‘grassa’ lendo a frase toda; mas um pessoa menos afortunada que vc de cultura pode muito bem cometer um erro destes; grosso e vc de criticar uma pessoa por ter menas cultura que vc. vc deve ser no minimo perfeito

    1. mano; por favor, nao afenda tanto assim o xuxu; sopa de xuxu e milhares de vezes melhor que CQC; AGORA E TARDE E LUCIANO DO VALE

      1. Pois é Sr. Ricardo, pelo visto para o senhor graça mesmo tem o zorra total não é?! Essa história de politicamente correto já encheu demais, perderam o senso de ridículo. Desde que o mundo existe que se faz piada, um do outro, mas as “minorias” agora querem ser os senhores da verdade. Daqui a pouco os argentinos, os turcos, os baianos e etc também vão processar.

    2. Grassa? Se vc não gosta problema seu, talvez não tenha QI para entender. Aliás, para escrever grassa, não pode gostar mesmo.

  11. Eu sou filho de Portugueses e realmente me senti ofendido com essas materias do CQC, e agora lendo a justificativa do Marcelo Tas fiquei mais chateado ainda, defender o racismo com argumento de censusa é o fim, peço aos diretores da rede Bandeirantes que é uma empresa seria tome as devidas providencias e não espere só que a justiça as tome, e parabens ao conselho da comunidade Portuguesa.

    1. vai pra portugal então seu potugues de merda pegar de volta todo o nosso ouro e os nossos indios mortos. tem que fazer piada com vcs mesmo o brasil é essa porcaria por causa de vocês…

    2. Marcos, vc está certissimo….. quem acha legal que mande uma foto da mamãe pra eles ridicularizarem.

  12. Pois é, tomara que mandem patrulhar todo mundo mesmo. Quando evangélicos disseram que estavam sendo perseguidos por uma ditadura que estava se formando no País, Não foram vocês imbecis da impressa, que disseram que a resposta dos ativistas gays aos “fanáticos evangélicos” não tinha nada a ver com perseguição ou patrulha etc? Pois é, que venha agora o SUPREMO PARTIDO DA SABEDORIA, através do DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS MIGRATÓRIOS OU PARA IMPRENSA e dê a vocês a prova que vocês precisavam para acreditar que estamos vivendo num Estado de Direito caminhando para um Status de ditadura. Tem que proibir e ferrar mesmos esses caras. Não é assim????

  13. O CQC acabou com a saída de RAFINHA BASTOS, o que restou é um “programinha sem graça”, feito sob medida para agradar grupinhos de emergentes – leia-se aí Ronaldo, Wanessa Amarga etc. Já era!!!

    1. Rafinha Bastos não faz falta nenhuma em programa algum, é o sujeito mas sem graça do planeta e ainda se auto-denomina “humorista” …

  14. Esta “politicagem” correta, patrulhamento, intransigência, etc. é a mesma que o Sr. Marcelo Tas utiliza para quem tem opinião, ou posicionamento diferente a ele. Pimenta no olho dos outros é refresco, heim!

  15. Investigar o humorista por causa de uma piada de portuguesa bigoduda é uma grande bobagem, não há ofensa nenhuma ali… Mas com certeza alguns que se intitulam “humoristas” abusam da falta de respeito e falta de ética (e pra piorar nem são engraçados…) Tem que haver um consenso geral, pois se continuarem com esse mimimi daqui a pouco será proibido fazer stand up…

  16. O mundo será bem mais justo e feliz no dia em que ser preto, branco, amarelo, judeu, gay, português, japonês, loiro, etc, não for motivo de piada.
    Teremos um mundo melhor quando soubermos respeitar e admirar a diversidade.
    E seremos muito mais inteligentes quando pararmos de ver televisão!
    Abraço.

  17. Aaah frescurada! achou ruim muda de canal, ou volta pra Portugal, esse povo não entende que é um programa de “Humor”, e um programa de humor faz piadas de todo tipo, não é um jornal, vão querer censurar até isso? pelo amor né!!

  18. Esse povo nao tem mais o q fazer nao? Os portugueses tbm devem fazer piada de brasileiros em Portugal…pq a policia nao vai atras de bandidos de verdade?

    1. Concordo plenamente… sou portuguesa e acho esse alvoroço todo por conta de piadas desnecessário…

  19. Mas a uol é uma extenção da globo mesmo, só anuncia novela e quando fala de outros programas de outras emissoras, é só pra meter o pau.

  20. Será que os crimes, a violência, o trafico acabaram e não estou sabendo???? A policia tinha mais o que fazer do que investigar piadas de portugues…Se é para investigar um programa, por que não ir em Brasilia e investigar as centenas de piadas ditas todos os dias por lá?????? Ou será que tem medo???

  21. O Faustão vive denigrindo a imagem das mulheres brancas e loiras….. isso pode?

    Vamos combinar que ninguém brinca com ninguém e cada um na sua respeitando o espaço alheio…… alias, respeitar o espaço alheio é o que falta neste país

  22. Pelo menos temos censo de humor, e eles que nos discriminam de verdade, além de ser terceiro mundo o òòò DA Europa rsrsrs…

  23. Ninguém pode falar nada, pois tudo é levado como ofensa e mimimi. Acho que deveriam criar uma lei proibindo o humor.

  24. Como é?? A comunidade portuguesa, ofendida com as piadas, 500 anos depois?? Ary Toledo, que se cuide, assim como todos os outros muitos humoristas, que contam piadas assim. É muita frescura, é muito mimimi, não se pode fazer humor neste País de brincadeira. Se a moda pega…

Comments are closed.