Globo tenta descobrir onde o remake de “Guerra dos Sexos falhou

Keila Jimenez

Quando a Globo anunciou que faria um remake de “Guerra dos Sexos”, o alvoroço foi grande. Elenco de primeira linha, novela paulistana em sua essência e o texto sempre afinado de Silvio de Abreu prometiam diversão na faixa das 19h e audiência em alta.
Sim, “Guerra dos Sexos” divertiu, mas a audiência não veio. A trama patinou do começou ao fim em ibope e encerrou sua jornada na Globo registrando 28 pontos de ibope em seu capítulo final, exibido na última sexta-feira (26). Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.

A média do desfecho não foi ruim, uma vez que a novela por meses sofreu para manter-se na casa dos 25 pontos de audiência. Nas últimas semanas, a audiência de “Guerra” cresceu, mas não o suficiente para levá-la ao patamar dos 30 pontos.

Sua antecessora no horário, “Cheias de Charme”, encerrou sua passagem pela Globo registrando 32 pontos de audiência em seu capítulo final.

De olho na produção de outros remakes, a Globo tenta descobrir onde “Guerra dos Sexos” falhou.
Ao tentarem analisar os escorregões da novela, algumas pessoas afirmam que a tal disputa entre homens e mulheres não é mais tão voraz como no início dos anos 1980, quando o folhetim original foi ao ar. O principal argumento de “Guerra dos Sexos” pereceu.
Você concorda?

Comentários

  1. Essa novela toda foi feita baseada numa cena da anterior que fez sucesso, é aí que a globo erra, tenta sugar algo que faz sucesso até não poder mais.

    1. Irene Ravache como Charlô nao foi legal,não tinha humor,não superou o original, Gianechinni como nando tb, muito chato, sem graça, mario Gomes foi impecavel.O elenco em si, não gostei.Salvou-se Tony Ramos, Luana Piovanni, Drica Moraes, Gloria Pires, só…

  2. Irene Ravache não emplacou como Charlô. A briga entre os dois ficou cansativa. Só se salvava o Tony Ramos. A Cumbuqueta de Fernanda Montenegro era hilária

  3. Não tem como deixar de comparar o remake com a novela original com o inesquecível Paulo Autran e a maravilhosa Fernanda Montenegro. E, é claro, que o remake perde de lavada pra original. Acho que isso explica porque não deu muito certo.

  4. Falhou no tema,hoje em dia ,esta disputa ficou ultrapassada .As mulheres estão se firmando cada vez mais e já mostraram sua competência, não precisam provar mais nada a ninguém.

  5. O canal das novelas falhou em fazer novelas. Será que falhou mesmo, ou as pessoas não querem mais assistir a mesmice, o óbvio, a chatice?

  6. Basta comparar com outro remake recente as 19hs: Tititi. Enquanto Tititi, foi escrita por uma autora diferente do original, talvez isso tenha trazido mais responsabilidade em acertar, Guerra dos Sexos foi escrita de forma preguiçosa e até arrogante do proprio autor em achar que sua obra seria tão digna de um remake. Enquanto TITITI, conseguiu no remake alguns personagens que superaram os originais, como as hilária Jaquelina de Claudia Raia, em Guerra nenhuma atuação chegou perto do original. Tititi, teve a trama meio brega dos anos 80 atualizada, Guerra era atual apenas por se passar nos dias de hoje. Mas o mote central que dá o titulo a trama era pra lá de esquecido. No original existia uma revolução feminista bombando no mundo todo. Por isso essa novela foi horrível. 28 pontos achei até muito. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram saco pra ver.

  7. Pra mim fica claro que o texto não tem nada a ver com a atualidade. Falar de guerra de sexos é retro, antigo e preconceituoso. Hoje a TV tem outras preocupações e guerra dos sexos ficou anacrônica

  8. Só quem consegue aguentar essas chatices são as velhinhas de mais de 70, que não permitem que se troque de canal, tem que deixar na globo 24 horas. rssss

  9. guerra dos sexos teve ainda a pouca audiência que teve;graças ao marketing da própria globo,que pra variar faz ela mesma muita autopromoção de seus programas,é seus artistas no vídeo show,faustão,fantástico,big brother, ana maria,serginho groissman e por aí vai…assim tem-se a impressão que tudo é sucesso,mas precisa melhorar muito.

  10. os temas da globo sao desatualizados, ou copias de classicos da literatura, ou de series americanas que fizeram sucesso, eles copias descaradamente como gloria perez copia a ideias de “DEXTER”, quando não fazem isto erram por não enteder “quem assiste novela hoje tem mais conteudo do que trinta anos atras”, e quando a globo não entrega um conteudo inteligente, o telespectador pune a audiencia, pois pode substituir conteudo pela tv a cabo ou internet.

  11. Irene Ravache é, sem nenhum exagero da minha parte, uma das melhores atrizes do mundo. Não tinha nada de errado em sua interpretação. Se havia algum pecado, talvez fosse o tema da competição entre homens e mulheres, que já não mobiliza mais como antigamente.

  12. Acho bobeira criticar o tema, homensxmulheres. Novela é novela, é ficção, não precisa ser fiel à realidade. Também não achei um desastre. Ocorre que as emissoras ficam obcecadas demais com ibope. 29 pontos, 30 pontos. Que diferença faz 1 ponto? Hoje, com internet e tv a cabo, a tv aberta perdeu muito do interesse do público. Esta é uma realidade que as emissoras terão de lidar.

  13. Eu acho que as novelas de época além de serem fascinantes sempre tem uma parte cultural que acaba sendo muito importante para todas as pessoas principalmente aquelas que não tem gosto pela leitura.

  14. Não acho que o tema do conflito e competição entre homens e mulheres seja ultrapassado. Acho que ele ganha hoje outros matizes que não existiam na década de 80. Hoje ele é muito mais sutil: mulheres morrendo para serem super: agradar seu homem e não perde-lo, ser boa esposa e super profissional. Homens perdidos e aproveitando da situação. Acho que o autor foi infeliz em não saber adaptar os perfis para os dias atuais…

  15. Essa novela foi demais amei. O que a globo errou?? fácil, hoje em dia não tem pessoas com senso de humor ingenuo, cultural. Hoje se não tiver mulher pelada, funk, drogas, brigas, ninguem assiste. A não ser pessoas que ainda possue bom gosto.

  16. Assisti a essa novela em 1983 do começo ao fim e muitos que comentam aqui, nem eram nascidos nesse temo. E na época td fazia sentido pq muitas mudanças se passavam no pais, a cultura era diferente, não havia td esse acesso a informação, nem celulares, twitters, computadores domesticos e a inocência ainda imperava. As pessoas acreditavam no amor e no humor. Hj em dia a realidade é muito diferente. A violência atinge limites antes impensaveias. Não há mais espaço para esse tipo de humor pastelão e gente adulta se comportando como idiotas. Aquela novela anterior, foi o registro de uma epoca, assim como varias novelas globais de um passado distante. Não adianta fazerem remakes com atores inexpressivos, sem quimica apenas para faturar pq o povo nota que é algo mercenario e não cola. O passado, deve ficar no passado. Não se pode colocar uma nova ca,mada de tinta numa obra de Van Gogh, pq simplesmente a descaraterizaria. O mesmo acontece numa obra da teledramaturgia da TV. Soa até como uma heresia. Pelo menos é essa minha opinião.

  17. A HISTÓRIA COMEÇOU COMO SE JÁ ESTIVESSE NA METADE E MUITO ESTRANHO FAZER COMO SE FOSSE UMA CONTINUAÇÃO, MAS COM A MESMA HISTÓRIA E MESMOS PERSONAGENS… E MUITO PELO CONTRÁRIO, HOJE SIM A DISPUTA ENTRE HOMENS E MULHERES TENDE A SER MUITO MAIOR… QUANTO MAIS A MULHER GANHA ESPAÇO E SE EQUIPARA AOS HOMENS LÓGICO QUE A COMPETIÇÃO AUMENTA. TALVEZ DE UMA FORMA MAIS RESPEITOSA E MENOS OPRESSORA POR PARTE DOS HOMENS E MAIS LEGÍTIMA POR PARTE DAS MULHERES… MAS ESPAÇOS DIVIDIDOS É SINAL DE MUITO MAIS DISPUTAS… MAS A HISTÓRIA NÃO SOUBE ATUALIZAR ISSO E FICOU NAQUELA ARGUMENTAÇÃO ANTIGA, DE UM PERSONAGEM ANTIGO (E CHATO DO T.RAMOS) FALANDO QUE MULHERES NÃO TEM COMPETÊNCIA. ISSO FOI BOBO E NÃO COLOU!! Mas assim mesmo, era melhor de assistir do que a trama pesada, chata e rocambolesca da sempre incompetente da dona “Grória”…

  18. Não creio que a novela tenha sido chata. Para o horário foi hilariante e não esquecendo que é ficção. Cumpre o que todas novelas tendem a fazer que em seus meados o autor “empurra com a barriga” neste periodo e por isso tornam-se chatas. Na minha opinião o elenco está de parabens. Assisto as novelas das 6 das 7 e das 9, estou habilitado a fazer comparações.

  19. Concordo com a Simone, a novela foi boa, leve e divertida. E acho que assim é que tem que ser. Quanto ao elenco: brilharam Irene Ravache, Toni Ramos, Luana Piovani, Edson Celulari, mas atores como Gianechinni, Mariana Ximenes foram muito sem graça em seus papéis. Mas parece que para agradar o perfil da audiência atual tem que ter violência, cenas de sexo, funk, assassinatos e maldades. Só para dar um exemplo vejam o sucesso daquela novela horrorosa chamada Avenida Brasil.

  20. Concordo totalmente com o Observador 77. Não se pode olhar para trás e recolher cacos. Passado é passado.

  21. remake já se tornou coisa do passado, e tem mais saramandaia vai pro mesmo caminho cheiro de coisa requentada !

  22. O autor pisou na bola muitas, e muitas vezes. Veja o cara vendeu ações com assinatura falsidficda, e ficou com o dinheiro e os recibos, e ocara que pagou ficou sem nada. Só na cabeça deste autor acontece que uma pia entupida jogue jatos de agua para cima. numa ilha deserta aparece um frango do nada. sem contar outras e outras idiotices. Na outra novela, anos 80 foi muito diferente, (não e´porque fui eu que servi o drinque com fogo para o Tarcisio Meira e Lucelia Santos, no Sow Days Sallon, que vou puxar o saco), a novela foi muito engraçada. Ironia do destino; Guerra dos Sexos. E não teve nenhuma cena de sexo.

  23. Eu gostei. Apesar de achar que a novela pecou em dar muito ênfase para a persoganem “Fábio” no início, talvez para prestigiar o ator português. O mistério do bigode preto foi usado exaustivamente. Gostei do Ulisses ter ficado com a Vânia, mas preferia que o Nando ficasse com a Roberta como na primeira versão. A Frô com o Kiko, perfeito. Não entendi a ameaça que a carolina fez para a irmãzinha. Tinha mais que ficar presa. Drika Moraes não ficou nada a dever para Yara Amaral (Nieta). A personagem Vânia da primeira versão era mais elegante e se vestia muito melhor, mas Luana também deu conta do recado. Me desculpem, os outros todos ficaram devendo.

    1. Dizer que é uma baboseira, voçê está sendo muito gentil!!! Aquilo é um nó cego sem pé sem cabeça, onde a protagonista muito sem graça por sinal, é submetida e enganada por uma organização criminososa, aos rigores da humilhaçao da escravidão sexual num pais distante e estranho. Até ai tudo bém, é o que da a entender a autora da novela (Glória Peres).O que não da pra entender é que Morena não da lucro a ninguém , pois novela vai terminar e ela não transou com nimguém, no Próstíbulo, vive na ponte aérea Rio-Stambul e só dá despesas e trabalho grande ao ao Russo.Estas contas e outros detalhes negativos empobrescem a novela , e ao invés de ERRedo temos um FUXICO de Má qualidade!!

  24. Talvêz o povo não esteja ingulindo toda besteira que a globo quer impurrar de goela abaixo achando ainda que só ela exista no planeta!!!A fórmula tém que ser mudada. Num passado não muito distante, a globo era sem dúvida nehuma a melhor e mais poderosa emissora de TV do Brasil . Hoje podemos dizer com certesa que ela é a menos ruim do País!!!

  25. o elenco é bem inferior! Só tem gente sem talento e querendo aparecer na GLOBO ultimamente. Onde os talentos da primeira versão? Cadê Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Lucélia Santos, Cristina Pereira……?

Comments are closed.