Comerciais de cerveja em SP rendem R$ 191 milhões à TV

Folha

O mercado publicitário foi surpreendido na semana passada por uma decisão da Justiça Federal, que restringiu a veiculação de publicidade de toda bebida com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau, o que inclui cervejas e vinhos, entre 6h e 21h, em emissoras de rádio e televisão.

A decisão, que veio da 1ª Vara Federal de Florianópolis, tem efeito nacional e ainda cabe recurso.

No entanto, já pesa sobre os cofres comerciais das emissoras a possibilidade de perder uma boa fonte de faturamento publicitário.

Segundo levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais na TV, os anúncios de cerveja exibidos só em São Paulo, das 6h às 21h, renderam em 2012 cerca de R$ 191 milhões às principais emissoras de TV aberta do país: Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!.

A conta toma como base o preço de tabela (sem descontos) de cada 30 segundos nos intervalos dessas redes.

Só em novembro, esses canais exibiram em São Paulo, das 6h às 21h, 461 inserções publicitárias da indústria cervejeira. De 1º de janeiro a 6 de dezembro, na mesma faixa horária, as emissoras levaram ao ar 4.206 comerciais de cerveja, um dos maiores patrocinadores das transmissões esportivas na TV.

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Crise Com perda de telespectadores e de receita publicitária, a MTV russa está fechando as portas após 14 anos no ar. A proprietária do canal, a Profmedia, decidiu não renovar a licença da marca com a americana Viacom.

Crise 2 Um novo canal de entretenimento, batizado de Pyanitsa, vai entrar no lugar da MTV russa em junho de 2013.

Escola De olho na demanda do mercado, a Globosat lançará em 2013 o seu Programa de Desenvolvimento de Roteiristas, projeto da diretora Letícia Muhana.

Escola 2 A primeira iniciativa é o seminário “Story”, no Rio, com o americano Robert Mackee. O evento será realizado de 24 a 27 de janeiro, com inscrições no site: roteiristas.globosat.globo.com.

Imagem A Discovery lançará, no primeiro trimestre de 2013, o canal Discovery Kids em alta definição. O grupo tem pressa em atender a um público que cada vez mais cedo tem acesso à tecnologia HD dos videogames e da internet.

Trilogia A Record comprou da Fox os direitos do filme “A Era do Gelo 3” e do “Especial de Natal da Era do Gelo”.

Trilogia 2 O canal também renovou os direitos para exibir os longas-metragens “A Era do Gelo”  1 e 2.

O NÚMERO É…
O “talk-show” “Luciana By Night” (RedeTV!) registrou anteontem média de três pontos de audiência e já figura entre os maiores ibopes do canal. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

Comentários

  1. O fechamento da MTV russa, e o provável fechamento da MTV brasileira, escacara a tendência irreversível de migração dos tradicionais veículos de entretenimento para os baseados em distribuição via internet. A MTV talvez seja a emissora mais vulnerável a esta tendência já que seu público tem acesso e prefere ver clipes no youtube, por exemplo, já amplamente disponíveis em telas grandes.

  2. há uma tendência em se dificultar ao máximo a vida comercial das emissoras privadas, ao mesmo tempo que a grana pública corre solta às estatais, vide a festa que tão promovendo na Tv Brasil, cheiro de Argentina, Venezuela no ar.

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