Record vai investir em cruzada contra MMA

Keila Jimenez

A Record abriu fogo cruzado contra o UFC, competição de MMA (artes marciais mistas), que teve recentemente os direitos adquiridos pela Globo.

Na edição de domingo do “Domingo Espetacular” (4), a emissora dedicou uma reportagem especial, de quase 15 minutos, para contar casos trágicos de ex-lutadores da modalidade, recheada por médicos, especialistas e curiosos falando sobre a violência desse tipo de competição.

A reportagem mostrou vítimas fatais da modalidade e ainda, dois casos de jovens americanos que sofreram graves lesões na coluna por conta do esporte.

Os jovens em questão, com histórias tristes de reabilitação, perderam os movimentos das pernas e dos braços após se machucarem durante as lutas.

O programa também ouviu especialistas, um deputado e médicos sobre o assunto. Todos totalmente contra o UFC. Ninguém a favor da modalidade foi entrevistado. Nenhum lutador brasileiro da modalidade foi ouvido.

Em tom de tragédia, a reportagem termina com uma música triste de fundo, mostrando um dos jovens lutadores americanos, que hoje está imóvel, hospitalizado.

O que a emissora não diz na reportagem é que, em 2011, ela foi uma das redes que entrou na disputa pela compra do UFC na TV aberta. Chegou a fazer ofertas poderosas pela competição, que acabou nas mãos da Globo. 

Nas redes sociais e no portal de vídeo YouTube, lutadores e simpatizantes do UFC estão indignados com a reportagem do “Domingo Espetacular” e prometem fazer campanha contra a Record.

A Record deve investir mais no assunto e fazer outras reportagens sobre a violência do UFC. Irá atrás de mais casos de ex-lutadores machucados em combate.

Procurada, a emissora não se pronunciou sobre o assunto.

Você acha que a Record está certa?

Comentários

      1. A questão aqui é muito mais séria, sr Roberto.

        Ela tem a ver com ética jornalística. A Record está ficando famosa devido aos ataques sistemáticos que ela faz após perder concorrências comerciais.

        Primeiro foi com a CBF, ela cortejou a CBF até o fim. Porem, após perder o futebol para a Globo ela começou uma campanha de ataque contra a organização com a qual negociava amistosamente uma semana antes.

        Com o MMA aconteçe o mesmo, o Vale Tudo só é esse demônio porque não está na Record. Se lá estivesse eu lhe garanto que a mensagem dessas matérias seria completamente oposta.

        Isso é péssimo. Pena que vc aparenta ser incapaz de notar.

      2. Desculpe, mas como qualquer esporte em que se não tenha violência, pode haver qualquer tipo de dano, mesmo, indireto. Como a formula 1, em que no ano que Senna morreu, teve mais um acidente fatal, e um outro quase fatal, com rubinho.
        Então qual é a diferença se corre riscos de qualquer maneira. ja tivemos infarto em jogo de futebol.
        É que ali, ela esta mais clara.
        não sou lutador e mesmo vendo a reportagem, pretendo praticar. quem não da a vida são aqueles que apareçeram cheirando pó, ou mesmo bebem, colocando vidas em risco, podendo ser a sua…

      3. Sim, dou valor ao esporte. E MMA é esporte, logo mostre os dois lados.
        O jornalismo da Record não é transparente?

      4. Será que vão fazer reportagens sobre automobilismo, futebol, boxe? Já morreu gente nesses esportes também. Moralismo barato esse da Record. E os inocentes acreditam que ela faz isso de boa fé. E a lavagem cerebral continua.

      5. Se a record tive ganho a concorrência para adquirir os direitos de transmissão teria entrado nesta luta. Por acaso alguém foi contra o Box? Fala agora pq não tem luz própria e tenta tirar audiência de quem sabe o que faz

      6. Isso é que é ser tendencioso. O que o cara quis dizer é que existe risco de morrer até caindo da cama. Neste caso façam uma matéria dizendo para que ninguém saia mais de casa pois pode ser atropelado na rua e perder sua vida…

  1. A Record deveria começar sua cruzada retirando de sua página na internet , R7, as matérias sobre MMA

    1. Enio José Garcia de Souza,ótimo seu comentário,acho que a Record tem o maior interesse em retirar do R7 as matérias,tanto que ela mostrou o lado negro que ninguém tinha visto antes.Obrigado por nos informar.

      1. Roberto, o único intuito da Record é queimar a audiência da Globo que aposta no crescimento do MMA. Não existe “sentimento humanitário” por trás disso, da mesma forma que não existiria se os papéis fossem trocados. Aliás, o que levou uma emissora declaradamente evangelizadora a disputar os direitos de transmissão do UFC ano passado? Contraditório, não? E sobre a matéria: Muito mal feita e apelativa, assim como todos os “lances” do embate entre Globo X Record. Obviamente que o MMA é um esporte violento, assim como outros tipos de luta e esportes de contato. Acontece que ninguém se mobiliza para mostrar os efeitos do Judô ou do Boxe, por exemplo. Em uma palavra: estigmatização.

      2. Você é um brincalhão, só pode!
        Vai estudar um pouco do esporte… Já morreu mais gente jogando futebol do que praticando MMA… Piada

  2. Tenho a certeza que a TV RECORD cumpriu com o seu papel humanitário,pois acredito ser uma selvageria e um crime de incitação à violência o UFC e MMA,quero PARABENIZAR esse reportagem dentre outras que são excelentes e com reporteres do mais alto grau de instrução.Vou cobrar a parte II dessa reportagem, ou seja, os que sofreram lesões no passado, ex Mark Kerr dentre vários outros.

    1. É bem suspeito, e temerário, a Record ter se interessado por um não esporte tão ainti-humanitário.

      Roberto, seja mais útil e vá cobrar uma explicação sobre a proposta multi-milionária que a Record fez para tentar tirar o MMA da Globo.

    2. Parabenizar o que? Eles perderam a concorrência do UFC para a Globo, e estão chorando, a reportagem é mal feita, tendenciosa e pouco informativa.
      E para deixar claro, Roberto, vai se informar, o mark kerr nãos e machucou lutando, e sim desenvolveu dependencia por anabolizantes, nada a ver com lesões de lutas.

      Na boa vai se informar!

    3. Tem que aproveitar e banir outros esportes onde ocorre violência e lesões, como boxe, fórmula 1 e futebol.

      Fala sério, as organizações de MMA vivem fazendo ações contra violência na rua e frisando que é um esporte, que participa quem quer e sabe quais são os riscos. Impera na modalidade um clima de verdadeiro cavalheirismo, que é de dar inveja em outras atividades organizadas.

      Ficar reclamando disso é coisa de emissora que perdeu os direitos mesmo, ou de quem não tem assunto sério para se preocupar.

    4. Nenhum esporte é 100% seguro. Nenhum mesmo. Todos envolvem o risco de lesões, com diferentes graus de gravidade, tem gente que morre surfando, jogando futebol, na academia de ginástica mesmo. O UFC tem os mesmos riscos que qualquer esporte de combate, particularmente, eu detesto pela estética da luta em si, que acho ao lado do polo aquático, um dos esportes mais horríveis de se assistir. Mas tem gente que gosta de assistir e de lutar e quem luta, você pode ter certeza, sabe todos os riscos que corre.
      Você tem preconceito contra algo que não conhece, porque estudos pedagógicos apontam que esportes marciais são muito eficazes para canalização da agressividade, como lutadora de Judô vi muitos meninos e meninas que saíram de uma realidade de exclusão social e agressividade através do esporte. Papel humanitário?? Onde?? Seria um papel humanitário se eles denunciassem uma academia ilegal, onde o risco de morte triplica pela falta de segurança e preparo dos profissionais. Mas uma matéria absolutamente tendenciosa não pode ser elogiada, porque pelo menos UM treinador ou lutador deveria ter sido ouvido. Isso não é jornalismo, é defesa de interesses próprios.
      Também não gosto de UFC, mas não posso vestir o cabresto a ponto de não achar, no mínimo, um absurdo essa reportagem. Daqui a pouco, se for interesse da emissora, se um tubarão te atacar a culpa é sua pq entrou no mar. Menos…

  3. Vamos proteger o Ser Humano,adolescentes,jovens,meninas,essas lutam não estão com nada,quem assistiu ontem toda a reportagem e viu a situação daquele jovem,chorou e pensou,o que leva a pessoa a tamanha loucura,entrar até quase matar o adversário, pois um rapaz com sonhos,ideais e fundamentalmente preocupado com a Mãe que também vive parcialmente mobilizada da bacia aos pés.Quero fazer um apelo e pedir PAZ no mundo,vamos criar uma campanha para proibir igual no Canadá a transmissão dessas lutas.Nos EUA alguns países não permite a transmissão dos eventos.Meu twitter @mcdchaves .Record faça a chamada para a continuidade da reportagem das atrocidades do UFC e MMA desde hoje,acho importante a campanha de vocês,os pioneiros são aqueles que não temem a repercussão da concorrencia e sim o que o povo acha.

    1. Roberto, o MMA é um esporte violento por ser de contato, mas exercido da maneira correta gera muito menos contusões do que o futebol ou o futebol americano, por exemplos. O problema da Record foi ter perdido a disputa, juntamente com a RedeTV, para a Globo, pois até então a mesma fazia apologia aos eventos de artes marciais mistas. O maior problema da Record é tentar desbancar a Globo justamente tentando copiá-la, imitando precariamente e com táticas de denegrir a rival. Penso que a Record poderia tentar ser uma empresa original, mas, infelizmente, é a melhor concorrente de qualquer líder de mercado, é imcompetente e extremamente passional. Antes mesmo de ser julgado, não tenho nada a ver com a Globo, apenas esperava encontrar uma concorrente à sua altura.

    2. Roberto, entendo sua revolta contra o MMA, mas em vez de gastar tempo fazendo uma campanha contra o MMA, não seria mais produtivo fazer uma campanha contra os politicos corruptos, contra a impunidade no Brasil, contra os problemas da educação, entre outros problemas muito mais graves para nois brasileiros.

    3. A Record podia fazer uma cruzada então contra todos os esportes que causaram lesões gravíssimas: Boxe (comprovadamente causam muito mais lesões que o MMA), automobilismo(vários mortos nos principais campeonatos), hipismo (incontáveis casos de tetraplégicos por queda), Futebol americano (omprovado que causam danos sérios a cabeça, causando doenças como alzeimer), e outros…, a lista não para pois todo o esporte envolve riscos, isso é inevitável, devemos prezar pela vida e pela saúde dos atletas, por isso que no MMA tem regras com essa finalidade (Não pode chutar adversário no chão, não pode cotovelada, não pode joelhada nem chute quando o outro atleta tem 3 apoios, e outras.

      MMA é esporte, o antigo “vale-tudo” não existe mais, foi banido exatamente por que não tinha regras, o MMA é um esporte com regras que protege os atletas e por isso é um esporte, como o Boxe, o automobilismo, o Hipismo, etc…

    4. Aliás: MMA não é banido no Canadá. Falaram essa mentira onde? só o que houve foi um projeto de lei nesse sentido que não foi aprovado.

      Inclusive, o Canadá é o segundo maior mercado de MMA no mundo, onde ocorreu o maior evento da história do UFC (UFC 129 em Toronto). Também acontecem eventos de grande porte na cidade canadense de Montreal.

      Inventar mentiras é dose…

    5. Já aproveita e faz campanha contra a situação da saúde no Brasil.
      Tem mais gente morrendo em corredor de hospital do que praticando MMA.
      Mas isso a Record não mostra: não dá audiência e não ataca a Globo,né?

  4. aaa por favor, sem falso moralismo aqui, as pessoas tem o direito de ver o que querem, concordo que talvez seja melhor removermos o mma da tv aberta e classifica la como programa para maiores de 18 anos.Mas pedir o fim do esperte é brincadeira..ninguem foi obrigado a entrar neste esporte e pessoas que a praticam e sao mestres nas artes sabem como agir nas lutas. fatalidades ocorrem em todos os esportes ate mesmo o futebol tem seus acidentes, se for para acabar com o esporte, que acabem com os outros problemas que atingem nossa sociedade e sao icentivadas em programas de tv..

  5. tah certinha! õ se tah!!! em só ver um lado da moeda, e tentar desmoralizar o esporte! se essa emissora tivesse os direitos do UFC e ñ a concorrente duvido q entrava nessa! lamentavel!

  6. Confesso que gosto de assistir o UFC/MMA , mas também tenho que admitir que essa modalidade de luta é muito violenta sim e oferece muitos riscos a integridade física .

    Enfim , o Domigo Espetacular da Record naquela matéria não disse nenhuma mentira .

  7. A record sempre faz reportagens desse tipo… Foi assim com a cruzada contra a cbf depoismde perder a copa e o brasileirão… Agora, o mma.
    O pior jornalismo do brasil!!!

  8. O incrível é termos ainda pessoas sem conhecimento falando. Então vamos terminar com o futebol que teve o serginho morrendo em campo, o automobilismo que matou o Senna e tantos outros, o basquete, o vôlei…
    Em todos os esportes temos fatalidades, sem exceção.
    Fato de mostrar dois ou 3 casos em meio a um milhão de lutas por ano, não caracteriza uma amostragem significativa. Fato é que quem pratica é atleta, sendo preparado para isso. Lutas existiram em toda a história da humanidade e continuarão a existir.
    Faz parte do instinto de competição do ser humano. Quem faz parte do MMA é praparado para isso, ou deveria ser. Da mesma forma que um ginasta que não está preparado pode dar um salto errado e se machucar gravemente. Ninguém é obrigado a lutar. Ninguém também é obrigado a gostar. Se não gosta, não assite. Mas não vem querer reclamar, pois quem está ali lutando tem plena consciência do que está fazendo e os riscos que corre com o mesmo. É assim com paraquedistas, praticantes de esportes radicais, entre outros. O que tem que parar é com essa patrulha do politicamente correto. Cada um tem sua opinião e respoitar a opção dos outros. Se a pessoa não está roubando, matando, prejudicando alguém, tem que fazer o que a faz feliz.

  9. Reportagem de 2011:..
    A emissora de TV aberta Rede Record promete sacudir o esporte em TV aberta no Brasil, em um evento para anunciar oficialmente a transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que terá transmissão exclusiva pela emissora, a Record fez um mistério e anunciou que “tem outra bomba a caminho”.

    Fontes ligadas à emissora e ao UFC dão conta que a Record está finalizando as negociações para ter os direitos de transmissão do UFC em 2012, e mais, a emissora também traria no pacote a transmissão do reality show do UFC, o The Ultimate Fighter.

    A Record também negocia os direitos de transmissão da Copa do Mundo de Futebol de 2018 e 2022. O segredo para o investimento da Record nesses eventos se devem a sua superação aos concorrentes durante esse ano, a Rede Record pretende fechar 2011 com faturamento comercial de R$ 3,5 bilhões, enquanto o faturamento da Rede Globo deve ficar na casa de R$ 1 bilhão. É o UFC cada vez mais perto da TV aberta no Brasil.

  10. Todo lutador corre risco de sofrer sequelas, seja qual tipo de luta ele pratica. O Boxe que é elogiado por muita gente, pode causar diversas doenças futuras, um exemplo concreto é do ex-lutador Mohamed Ali. Então a Record deveria fazer reportagem sobre todas as lutas, e não somente sobre o MMA. Em relação a violencia, concordo em partes, que este tipo de luta causa este tipo de situação, mas não podemos esquecer que elas seguem regras que são aprovadas por orgãos internacionais. Sobre os lutadores que sofreram sequelas, não podemos esquecer, que eles sabiam as consequencias da pratica deste esporte. Toda e qualquer tipo de luda pode causar duras consequencias a saude do atleta, então vamos pensar um pouco, e enxerguar que não é só o MMA que é prejudicial a saude.

  11. PARABENS RECORD, POR MOSTRAR O OUTRO LADO DESTE “ESPORTE”
    POR TUDO ISSO O JORNALISMO DA RECORD TEM CREDIBILIDADE.
    DEIXE OS ALIENADOS CRITICAR
    OM SEU OTIMO PROFISSIONALISMO.

  12. a record está querendo atacar a globo pois se o ufc fosse transmitido por ela a reportagem nao teria acontecido
    só para lembrar
    ayrton senna morreu lutando no ufc?

  13. a minha perguntar e: se a rede Record tivesse adequirido o direito da tranmissão ela estária fazendo essa mesma reportagem?

  14. A Record, ao invés de fazer frente contra a globo mostrando uma outra possibilidade de rede de televisão está querendo se tornar exatamente igual, com o mesmo baixo nível de manipulação social empregada pela líder há mais de 30 anos.
    É uma pena que a TV Brasileira tenha um nível tão baixo. Não é a toa que não sintonizo mais em canal aberto, antigamente ainda tinha um programa ou outro que se salva-se mas hj em dia não dá, jornal e resumos semanais completamente manipuladores, novelas e reality shows, esse é o resumo da nossa TV.

  15. tenho muitas coisas contra a record,mas ,neste caso estou a favor dela.esta selvageria deve ser banida do brasil.já temos violencia demais,não precisamos desta apologia a brutalidade.fora u f c.,pelo bem de nossa juventude!

  16. O pessoal concordo com voces todos mas vai uma pergunta para cada um de voces e voces também tem que ser sinceros como voces estão sendo agora,SERA QUE SÍ A REDE RECORD estivesse ganhado os DIREITOS do UFC ela estaria fazendo esta MESMA reportagem que ELA A RECORD fez ontem sera que ela teria feito,ou a rede RECORD estaria sí GABANDO como ela faz com o PAN e as olimpiadas,e pode esperar que depois vai vir e uma reportagem e da FIFA ,ESTA AI A MINHA PERGUNTA SERA ?

  17. Não acho ruim uma reportagem mostrar os riscos a que estão sujeitos alguns (ou até todos) atletas. Mas propor a proibição de uma liberdade não é dever desta midia, e proteger o cidadão é o que ela deve fazer apenas informando.

    Que cada um tire seu valor, calcule seus riscos, e goste do que quiser.

    Deus deu a vida para cada um cuidar da SUA! Proibem um comediante por uma piada, um lutador por uma pancada, um relacionamento por uma trep… enfim, EU quero escolher – proteger o Ser Humano? Existem muitas guerras injustas por aí para essa cruzada.

  18. Pois é pessoal a Record esta fazendo seu papel humanitario em mostrar o lado ruim do esporte, mas pergunto a voces: Se a Record tivesse ganho os direitos ao invez da Globo, sera que o Domingo Espetacular faria tal reportagem?

  19. Qual foi, treinamos para guerra para poder viver em paz, algo raro e valioso acontece para o nosso esporte e o pessoal quer jogar terra em cima. Isso da dinheiro e os brasileiros tem grande influencia foram longos anos para tirar a estigma de pitboy, luta não é briga, o Maurício Shogun Rua expulsou um cara da academia dele lá em Coritiba ano passado por que o cara tava brigando na rua, e aí vem a Recópia querer estragar é difícil de aceitar. A violência este dentro de todos e as artes marciais ajudam e muito a canalizar isso.
    Até no futebol a galera morre.

  20. A Globo deve concorrer com as Olimpíadas usando basicamente formula1, futebol e lutas. Das 3 armas, lutas é o que deve fazer maior estrago nos números da Record. Esse é o motivo da reportagem.

  21. Keila,
    Gostaria muito que os jornalistas falassem sobre os assuntos de forma imparcial, pois vejo a Record soprendo ataque da Mídia (PIG).
    A materia foi muito importante, a folha,estadao,veja etc tambem deveria falar sobre essa selvageria. Porque não fala? Porque os direitos são da Globo que tambem faz parte do PIG? Sou totalmente contra essa essa selvageria criminosa , edionda etc. Porque ninguem faz nada? Irineu Sao Paulo

  22. É incrivel como as pessoas são hipócritas neste Pais.Copa e Olimpiadas onde sequer ha saneamento basico.E defendem o futebol,mesmo com o confronto entre torcidas ou a tragédia no Egito,durante uma partida de futebol.Não gosta não assiste.

  23. Record é mesmo uma emissora literalmente sem futuro!
    “O que a emissora não diz na reportagem é que, em 2011, ela foi uma das redes que entrou na disputa pela compra do UFC na TV aberta. Chegou a fazer ofertas poderosas pela competição, que acabou nas mãos da Globo. ”
    A matéria fala por si… Não preciso dizer mais nada!

  24. para com essa Record… eles ofereceram fortunas para adiquirir UFC, eles fazem dramas pq não conseguiu, nao sou a favor da globo não, mas muito menos da record, td ataca a globo, pura dor de cotovelo. e c eles ganhase da globo eles iriam passar outra coisa para atingir a globo, agora perderam as copas do mundo, aguardem q q record vem com mais … affff e q eles fazem ninguem fala nada … pura inveja ainda c diz tv d primeira …kkkk por isso sou fã do SBT …

  25. Globo e Record são duas piadas , o que uma das emissoras não conseguem adquirir , usam da forma mais hostil de combate ao produto que as redes tanto queriam.

    Duvido muito mesmo que a Record daria tanto enfase numa reportagem para denegrir um produto que a própria comprasse .

    Jornalismo tendencioso é ridículo , por isso deixei de assistir esses canais abertos fazem muito tempo.

  26. Se record pensa aumentar sua audiência com reportagens sensacionalista,está no caminho espinhoso.Não gosto desse esporte mas se ela que informar deveria se mais transparente e menos rancorosa.

Comments are closed.