Record vai brigar por Copas na Justiça

Keila Jimenez

A Record vai entrar com um processo contra a Fifa na Justiça. Tudo por conta da renovação do contrato de transmissão das Copas do Mundo de 2018 e de 2022  com a Globo.

A Record diz que foi informada pela Fifa em 2010, após o término da Copa do Mundo, de que haveria concorrência no Brasil pelos direitos de transmissão dos eventos em questão. A emissora diz que estava muito interessada em participar dessa disputa, e foi surpreendida pelo anúncio da Globo, na terça-feira (28), de que havia comprado os dois mundiais.

A emissora afirma que não houve no Brasil livre concorrência pelo evento, diferentemente do que ocorreu em mais de 40 países, em que vários grupos de comunicação disputaram em licitações as Copas de 2018 e 2022.

A Record pretende recorrer às entidades mundiais de defesa ao livre comércio, na Suíça, para fazer valer os seus direitos.

Confira o comunicado oficial do canal sobre o assunto.

COMUNICADO
 
A Rede Record vem a público manifestar absoluta surpresa com a decisão da Fifa de prorrogar o acordo de direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2018 e 2022 para o Brasil com uma outra emissora sem qualquer licitação.
 
A Record foi informada em 2010, logo após o término da Copa do Mundo, pelo diretor de TV da Fifa,  sr. Niclas Ericson, de que haveria uma concorrência pelos direitos de transmissão dos eventos promovidos pela Fifa em 2018 e 2022, conforme provam e-mails trocados entre executivos da Record e a Fifa. No encontro realizado no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, a direção de nossa empresa ouviu garantias de que a licitação seria pública, transparente e aberta em regime semelhante ao que a Fifa realiza em países do mundo inteiro. Na oportunidade, a Record também entregou à Fifa um documento oficial afirmando que concorda com todas as condições para a aquisição dos eventos.
 
O acordo com a concorrência foi anunciado sem que qualquer outra empresa de comunicação brasileira tenha sido consultada, A informação foi divulgada no mesmo espaço de notícias em que a Fifa anuncia a abertura de licitação dos direitos para centenas de países da Europa, como Alemanha, Itália e Portugal; da Ásia como China e India; da Oceania como Austrália, da África, além de Estados Unidos, Canadá, América Central e da própria América do Sul.
 
É estranho verificar que para o Brasil o método seja outro. Um contrato sem concorrência decidido “fora do horário comercial”, sem ser à luz do dia e de forma transparente.
 
Relevante, também, ressaltar que a empresa que teve seu acordo prorrogado com a FIFA gosta de se auto intitular como um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Em contrapartida, mostra em seus métodos que não aceita concorrência livre em que a melhor proposta seja a vencedora.
 
A Record informa que pretende estudar as melhores medidas judiciais cabíveis na Suiça e no Brasil que garantam os direitos internacionais de negociação.
 
Acreditamos na justiça e nas entidades mundiais de defesa do livre comércio sediadas na Suiça. Organizações que, justamente, combatem práticas de monopólio, protecionismo e corrupção.
 

Comentários

  1. Dor de cotovelo é um problema. Se a FIFA renevou o contrato com a Globo é porque sabe que ela é a melhor empresa de comunicação do Brasil e a que mais investe na transmissão do Futebol.
    Gente, convenhamos, depois do fiasco que foi a transmissão do Pan de Guadalarrara, a Record deveria ter vergonha de pleitear a transmissão de eventos desse porte. Ela definitivamente não tem estrutura pra isso.

    1. independente se a Globo tem ou não melhores condições para transmitir a copa do mundo, o direito de participar do processo de concorrência nos direitos de transmissão é de todos, inclusive as emissoras pequenas como, Gazeta, MTV, Cultura, RedeTv. Portanto não fale besteira.

      1. Mas a Fifa não é uma empresa privada?
        ela escolhe quem transmite ou não!
        Obviamente abrindo concorrência, as redes de comunicação, batalhariam para um melhor programa, narração, transmissão, cameras e etc.. porém, já vimos que a Record só que tirar o doce da Globo, sem efetivamente melhorar em nada a sua estrutura! A transmissão do Pan não foi essas coisas, não contrataram pessoas capacitadas para melhorar!

  2. A Copa do Mundo é evento da FIFA. Ela dá, vende, empresta os direitos para quem ela quiser, independente de licitação. A FIFA não é órgão público. É uma empresa privada que, como qualquer outra, tem o direito de fazer o que bem entender com seus eventos… a Record que pare de fazer onda e de se meter onde não tem competência.

    1. Escrevo de novo. A FIFA até pode fazer o que bem entender, mas CONCESSIONÁRIOS DE SERVIÇO PÚBLICO como a Globo e a Record têm que cumprir regras de transparência. Se a FIFA não quiser seguir essas regras que não venda a Copa em tevê terrestre no Brasil

  3. A Record tem mais é que ir pra justiça mesmo e acabar com o monopólio da Globo e fazer a FIFA ter que se explicar na justiça e realizar nova concorrência.

    1. A Recor passou a maior vergonha ao tentar, porque não transmitiu o PAN e agora quer a Copa do Mundo ? uma que não equipe para tal, nem de funcionários e muito menos de homens de responsabilidade, para tal evento

  4. Record fique quietinha no seu canto, porque depois do Pan do México, ficou muito claro que vocês não têm a menor capacidade de exibir um evento de grande porte com a mesma qualidade que a Rede Globo.

  5. Não deixe que a Globo ganhe mais essa, precisamos combater práticas de monopólio, protecionismo e corrupção

  6. espero que continue com a globo pois a cobertura dos jogos panamericanos foi uma porcaria muitas provas não passaram ao vivo já estou pensando como vai ser a corbertura das olimpiadas

  7. Absurdo..meu Deus do céu…pq diabos os negócios que norteiam o futebol ainda são tão arcaicos e amadores! Quem perde com isso é a sociedade. Falta de ética de todos os envolvidos: FIFA, Globo, Governo e até mesmo a Record, que quando pode tb joga sujo.

  8. Bom sem querer levantar a bandeira da globo , mas levantando eu acho justo a Globo ter o direito, pois ela sempre acreditou nisso quando ainda era um risco, é facil a Record pegar a copa agora e transmitir né? Eu sou a favor de varias emissoras transmitirem , mas as pessoas que que são a favor da Record , ela quer ser o que a globo é , ela não tem nada de boazinha , ela reclama tanto então pq ela nao libera os direitos das olempiadas paraas outras tbm…

    1. Copa do Mundo de futebol masculino adulto nunca foi um risco, ao contrário sempre foi garantia de audiência. Se a Globo quiser transmitir que participe de concorrência.

  9. F O R A R E D E G L O B O.

    Chega de monopolio, ninguem suporta mais esse tipo maracutaia. MERECEMOS RESPEITO. Entenderam autoridades Brasileiras. Vamos dar um basta nisso.

  10. A rede record já deixou claro que não tem condições nenhuma, de transmitir um evento desse porte.Vimos no pan americano a emissora deixou a desejar em todos os aspectos.Concluindo não gosto da globo e queria muito que outras emissoras também tivessem mas espaço com grandes eventos, (desde de que possuam condição pra isso) mas infelizmente a emissora carioca é a unica no Brasil que possui condições tanto jornalística quanto profissional de transmitir um evento desse porte.

  11. Não adianta chorar… A FIFA é uma organização privada, pode vender os direitos de transmissão das copas pra quem ela quiser!

  12. O que diabos a Record pensa? A FIFA é uma ‘associação’. Não é um orgão público. Ela vende o produto dela pra quem ela quiser. Que choradeira.

  13. Seria péssimo pra nós brasileiros ver a copa pela recópia, pois ela não tem estrutura e nem capacidade pra transmitir um evento desses!!!

  14. Record pelo Amor de Deus desiste desse processo, a sua transmissão de eventos esportivos é terrivel, péssima, pífia. Eu não sou fã da globo de maneira alguma, mas o exemplo de transmissão que a Record nos deu nos jogos Panamericanos foi o pior possivel. É bem capaz da Record transmitir a final da Copa em VT ao invés de transmissão ao vivo.

  15. A grande manipuladora deste País, a Globo, mais uma vez saiu na frente. Era lógico que queria se antecipar à Record. Agora, o que houve para esse desfecho rápido sabe-se lá.

  16. Até entendo a Record, mas falando a verdade, a Globo ainda continua sendo a melhor emissora do Brasil, tanto em qualidade como em credibilidade. Para a Copa do mundo, não existe no Brasil outra emissora mais qualificada do que ela. Os patrocinadores que o digam.

  17. Agora querem falar em honestidade e livre concorrência, sendo que a RECORD manipula informações (como eu mesmo constatei, pessoalmente)?

    E agora, tá com ciuminhos da outra, a verdadeira concorrente, em ser entitulada não só por ela, mas pelos meios de comunicação internacional, como uma das maiores?

    Tá com ciuminhos, é? Esquenta não que os piores também são lembrados….

  18. A Fifa não é publica a Globo tbm não, portanto, chorem, já que empresas fazem o que querem na compra e venda de produtos e serviços. Isso simplesmente não é público a Fifa abre concorrência se quiser. O que vale ali é o network, leva quem tiver os melhores contatos.

  19. Pq sera que a globo ganha tudo ne, pq sera que a globo não e contrao teixeira, ainda mais que o teixeira deu uma entrvista dizendo quem ficar contra ele iria se ferra na copa………a globo faz parte da mafia

  20. A GLOBO E A RECORD NUNCA VÃO DEIXAR DE SE ELGALFINHAREM, PRQ SERÁ QUE ESSES DOIS LIXOS NÃO ENTRAM EM ACORDO E “PRESENTEIA SEUS PUBLICOS COM PROGRAMAS DESCENTES, INSTRUTIVOS E QUE DE UM POUCO DE ALEGRIA A NÓS POVO TÃO CARENTE DE INFORMAÇÕES E ENTRETENIMENTO. MEUS PESAMES AS DUAS

  21. FIFA = empresa privada, vende pra quem quizer, os direitos sao dela, nao adianta falarem aki q ohhh vamos acabar com o monopólio ohhhhh isso ohhhh aquilo, se eles quiserem ate dao d graça, quanto ao comentario do santista ai com os horarios da libertadores, os direitos sao da Fox sport, somente liberou alguns jogos a globo, visto q todos os sportv ficaram d fora

    1. Se alguma empresa privada deseja fazer negócios com CONCESSIONÁRIO DE SERVIÇO PÚBLICO como a Globo ou a Record deve seguir regras de transparência para a concorrência. De resto, se não for tv terrestre (aberta, pública) pode fazer o que quiser.

  22. Idependente se a Record vai conseguir ou não pelos motivos citados acima, só pela atitude já vale, devemos combater o monopólio e outra não aguenta mais esse chato do Galvão e como ele adora os holofotes, tenho certeza que ele mesmo gagá, vai narrar essas copas.rs

Comments are closed.