Record vai brigar por Copas na Justiça

Keila Jimenez

A Record vai entrar com um processo contra a Fifa na Justiça. Tudo por conta da renovação do contrato de transmissão das Copas do Mundo de 2018 e de 2022  com a Globo.

A Record diz que foi informada pela Fifa em 2010, após o término da Copa do Mundo, de que haveria concorrência no Brasil pelos direitos de transmissão dos eventos em questão. A emissora diz que estava muito interessada em participar dessa disputa, e foi surpreendida pelo anúncio da Globo, na terça-feira (28), de que havia comprado os dois mundiais.

A emissora afirma que não houve no Brasil livre concorrência pelo evento, diferentemente do que ocorreu em mais de 40 países, em que vários grupos de comunicação disputaram em licitações as Copas de 2018 e 2022.

A Record pretende recorrer às entidades mundiais de defesa ao livre comércio, na Suíça, para fazer valer os seus direitos.

Confira o comunicado oficial do canal sobre o assunto.

COMUNICADO
 
A Rede Record vem a público manifestar absoluta surpresa com a decisão da Fifa de prorrogar o acordo de direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2018 e 2022 para o Brasil com uma outra emissora sem qualquer licitação.
 
A Record foi informada em 2010, logo após o término da Copa do Mundo, pelo diretor de TV da Fifa,  sr. Niclas Ericson, de que haveria uma concorrência pelos direitos de transmissão dos eventos promovidos pela Fifa em 2018 e 2022, conforme provam e-mails trocados entre executivos da Record e a Fifa. No encontro realizado no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, a direção de nossa empresa ouviu garantias de que a licitação seria pública, transparente e aberta em regime semelhante ao que a Fifa realiza em países do mundo inteiro. Na oportunidade, a Record também entregou à Fifa um documento oficial afirmando que concorda com todas as condições para a aquisição dos eventos.
 
O acordo com a concorrência foi anunciado sem que qualquer outra empresa de comunicação brasileira tenha sido consultada, A informação foi divulgada no mesmo espaço de notícias em que a Fifa anuncia a abertura de licitação dos direitos para centenas de países da Europa, como Alemanha, Itália e Portugal; da Ásia como China e India; da Oceania como Austrália, da África, além de Estados Unidos, Canadá, América Central e da própria América do Sul.
 
É estranho verificar que para o Brasil o método seja outro. Um contrato sem concorrência decidido “fora do horário comercial”, sem ser à luz do dia e de forma transparente.
 
Relevante, também, ressaltar que a empresa que teve seu acordo prorrogado com a FIFA gosta de se auto intitular como um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Em contrapartida, mostra em seus métodos que não aceita concorrência livre em que a melhor proposta seja a vencedora.
 
A Record informa que pretende estudar as melhores medidas judiciais cabíveis na Suiça e no Brasil que garantam os direitos internacionais de negociação.
 
Acreditamos na justiça e nas entidades mundiais de defesa do livre comércio sediadas na Suiça. Organizações que, justamente, combatem práticas de monopólio, protecionismo e corrupção.
 

Comentários

  1. A Record tem absoluta razão neste assunto, porém sou contra Globo, Record ou qualquer outra emissora monopolizar os direitos de transmissão. Concordo com a livre concorrência, e as emissoras que tiverem condições de pagar, devem adquirir os direitos sem exclusividade e exibir os jogos.Neste caso quem ganha é o telespectador.

  2. Realmente fiquei surpresa com a noticia que li ontem,que a Globo conseguiu direitos de transmissão das copas 2018 e 2022.
    Isso é uma injustiça a Globo acha que pode comprar tudo e todos inclusive a FIFA.
    Rede Record,isso mesmo vamos colocar esse elementos nos seus devidos lugares,vamos colocar os fatos as claras.

  3. basta, a globo faz o que quer, nao assisto jogos do meu santos na libertadores , quem define o horario que o santos joga. é a globo ???????temos outros emissoras competentes, que podem atender e deixar os torcedores mais contentes. precisamos lutar pelo nossos direitos. de assisitir aonde nós convem……..

  4. A Record quer mesmo fazer o Brasil passar por outro vexame em se tratando de transmissões, como fez com o Pan Americano ridículo transmitido por essa emissora e que com certeza será péssimo nas olimpíadas desse ano também?

  5. Estou muito surpreso que essa atitude da Record. Não tem capacidade de transmitir jogos Olimpicos, que por falar a verdade foi um verdadeiro mexame de transmissão e reportagem. Fico assustando de quer participar de um Mundial de Futebol. Essa é pra rir muito.

  6. Acho que é de direito da Rede Record de participar da licitação. Mas acho ridículo ficar criticanto e colocar em dúvida a qualidade nacional e internacional da Rede Globo. Primeiramente porque a Rede Record deixou a desejar e muuuito nas transmissôes da Olimpíadas de Guadalajara, totalmente amadora. Então, deixe a transmissão das Copas do Mundo, pra quem realmente sabe fazer… a Rede Globo.

  7. CARA RECORD,

    FOI ABERTA LIVRE CONCORRENCIA PARA AQUISICAO DOS DIREITOS DAS COPAS, INFELIZMENTE VOCES SE QUER PASSARAM DA PRIMEIRA FASE, ITEM OBRIGATORIO PRESENCA NACIONAL ACIMA DE 95% DOS MUNICIPIOS E AO MENOS 60% COM SINAL DIGITAL EM ALTA DEFINICAO. FOI CONSIDERADA TB COMO ITENS DESEJAVEIS CAPACIDADE DE TRANSMISSAO ONLINE, COISA Q ATE HJ OS SENHORES NUNCA FIZERAM, NEM NAS OLIMPIADAS FARAO.

    A FIFA EH GRANDE O SUFICIENTE PARA SABER Q DINHEIRO NAO EH TUDO. DISTRIBUICAO E DIVULGACAO SIM.

    PQ TB NAO RECLAMAM DOS ANUNCIANTES, JA Q NINGUEM ANUNCIA NO CANAL DE VCS, BASTA VER A QUANTIDADE DE COMERCIAIS Q VCS MESMO VEICULAM DURANTE O DIA TODO. DEVE TER UM MOTIVO TB.

    1. Você pode indicar a fonte do seu comentário? Onde está escrito que um a emissora precisa desses critérios para a transmissão?

  8. Esta na hora de acabar com este monópolio,porque só a globo tem direito e as outras emissoras não!fora globo ,fora Galvão ..fim ao monopolio.

  9. a record nao teve estrutura e nem competencia pra transmitir um panamericano, a transmissao ficou ridicula, e vai querer transmitir uma copa do mundo, ja basta a selecao brasileira que esta uma porcaria, agora até a transmissao ficar horivel com a record ai nao da

  10. O problema não é só o valor pago pela transmissão (a tal concorrencia), isso a Record tem plena condição de cobrir propostas da Globo (c/ a renda extra que obtem da igreja). A maior perda mesmo é c/ a audiência e consequentemente o faturamento que vem dela. Anunciantes e patrocinadores não vão investir tanto se a transmissão estiver nas mão da Record (basta ver o exemplo do PAN e provavelmente das Olimpiadas). Então, para a FIFA, a transmissão nas mãos de qualquer outra emissora traria um enorme prejuizo.

  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tudo isso é medo da globo. a maioria das pessoas neste pais sabe que a globo é sim uma das maiores do mundo que pra outra emissora conseguir isso vai demora muito.. vcs fizeram a pior transmissão de um panamericano que já vi, e já to com medo de como será a olimpiada, que dira uma copa do mundo. Observe e aprenda com eles antes de quere se opor.

  12. Como isso pode acontecer? Se os contratos fossem firmados aqui no Brasil teria até um desconto, pois esse é o pais da maracutaia. Agora, envolvendo FIFA e Organizações Internacionais? Livre concorrencia já! Não só a Record, mas, SBT, Band, Rede TV e outras têm, pelo menos, direito a participar da licitação.

  13. Não me surpreenderia se as recentes ameaças de divulgações de denuncias sobre o presidente da CBF, tenham sido plantadas pela Globo, para intimidar as pessoas que decidem os contratos de transmissão de eventos, tanto da CBF(brasileiro) e da FIFA(mundias). É uma VERGONHA!!!! A Record tem que brigar e divulgar esse tipo de comportamento para o mundo todo. E o brasileiro tem que repudiar, boicotando essa emissora que manipula a cabeça das pessoas, propagando riquezas acumuladas com o não pagamentos de impostos ao governo em troca de favores suspeitos. Acorda BRASIL!!!

  14. O que quer a record, fazer como no pre olimpico??
    Mostrar resultados ja acontecido como ao vivo?
    A mesma nao tem qualidade e nao tem proficionais a altura de um grande evento.
    Vamos ver a Olimpiadas..

  15. sai fora Record, será que voces ainda não se deram conta de que o Record(KKKKK) de melhor transmissão de jogos de copa do mundo fica com a Globo? caiam na real, QUALIDADE – SÓ A GLOBO TEM, E MAIS NINGUÉM

  16. E caro leitor outra vez estamos diante de uma empresa de comunicaçoes cheia de falcatrua que consegue tudo o que quer na surdinha nao respeitando os outros. e é de admirar a fifa fazer parte desta poristo que o futebol no mundo esta perdemdo o brilhantismo em todos os paises, o futebol pra muitos ja deixou de ser uma atraçaoesportiva e sim uma maquina de se fazer dinheiro. A rede record como tbm as outras emissoras tem todo direito de entrar na justiça e requeres o direito de transmiçao abaixo rede globo.

  17. Detesto o chamado “futebol profissional”, mas é de grande valia que uma outra empresa de comunicação nacional, tal como, a RECORD, busque por todos os meios legais o direito da livre concorrência, bem como a qualidade da programação, que no Brasil é uma pornografia, principalmente pela empresa que tem uma tragetória de corrupção e falta de compromisso com seus telespectadores.

  18. A transmissao do Pan pela Record já foi aquela(mercadoria) então deixa a Globo transmitir as Copas voces não estão preparados.

  19. Interessante…e PAN 2011 a 2012…que a RECORD “encheu a Boca”, pra que falar que o representante da PAN, Escolheu a Record para vender os Direitos de transmissão?? teve Livre concorrência??? A RECORD tb vai entrar na Justiça programando Livre concorrência?? ah, desculpe para RECORD estava tudo conforme a Lei…

  20. Nem globo, nem Record ( que,por sinal, fez uma cobertura dura de assistir do Pan ). Todos os canais interessados, deveriam poder transmitir, desde que tivessem condições. A escolha do canal ficaria por conta do espectador que elegeria onde assistir. Isso sim é ser democrático.

  21. A causa abraçada pela Record é justa. A concorrência deveria ser comunicada para todas as emissoras sediadas no Brasil, mas somente uma foi agraciada em prejuízo dos telespectadores que ficam sem opção de escolha. Dane-se o povo, pois os donatários estão de volta.

Comments are closed.